v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo

					Visualizar v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo
Revista com fluxo contínuo ao longo de 2020
Publicado: 2020-04-02
  • EXPEDIENTE

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p%p
  • SUMÁRIO

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p%p
  • EDITORIAL

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p9
    Cristiano Ferronato, Ane Luise Silva Mecenas
    9

Artigos

  • GESTÃO ESCOLAR E CONFLITOS: IMPACTOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p11-26
    Carmen Eloísa Berlote Brenner, LILIANA Soares Ferreira
    11-26
  • PARADIGMA DO CUIDADO COMPLEXO EM SAUDE: produção de conhecimento no campo da enfermagem

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p27-40
    Andréia Valéria de Souza Miranda, Marina Patricio de Arruda, Sonia Maria Martins de Melo
    27-40
  • O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54
    Luiz Alberto Ruiz da Silva, Orides Piveta Junior, Paulo Ramsés da Costa, Rogério Dias Renovato, Cibele de Moura Sales
    41-54
  • ATUAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A) EM PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CONTEXTOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p55-68
    José Leonardo Rolim de Lima Severo, Negla Santos Queiroga
    55-68
  • O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE TIRADENTES

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p69-82
    André Luiz Alves, Halina França da Cruz, Elbênia Marla Ramos Silva
    69-82
  • FOTOGRAFIA E OUTROS DESAFIOS DIGITAIS NAS PESQUISAS COM CRIANÇAS

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p83-98
    Stela Guedes Caputo
    83-98
  • “UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!”: PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS COM O INSTAGRAM

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p99-112
    Rosária Helena Ruiz Nakashima, Braz Batista Vas, Stela Conceição Bertholo Piconez
    99-112
  • FORMAÇÃO DOCENTE EM REDE: O OLHAR DE PROFESSORES SOBRE O BRINCAR LIVRE ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS E NOVAS RECONFIGURAÇÕES FORMATIVAS

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p113-128
    Maria Cristina d'Avila Teixeira, Antonete Xavier, Marilete Calegari Cardoso
    113-128
  • OS MEMES DE HUMOR E A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA COMO CAMINHO EDUCATIVO

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p129-144
    Milena Aragão
    129-144
  • INTERDISCIPLINARITE: LIMITES ET POSSIBILITES SUR LES LENTILLES DE LA SOCIOLOGIE COMPRÉHENSION.

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p145-157
    ROGERIO DELBONE HADDAD, AGNA MARIA SOUZA COELHO, ENIO GOMES DA SILVA, MARIA IRENE DELBONE HADDAD
    145-157
  • FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2012 E 2017

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p158-173
    Ingrid Aline de Carvalho Ferrasa, Awdry Feisser Miquelin
    158-173
  • INTERAÇÕES DOCENTES EM BRINCADEIRAS E A AUTONOMIA DE CRIANÇAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p174-187
    Camila Tanure Duarte, Fernando Donizete Alves, Aline Sommerhalder
    174-187
  • #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217
    Edvaldo Souza Couto, Edilece Souza Couto, Ingrid de Magalhães Porto Cruz
    200-217
  • EM TEMPOS DE CIBERCULTURA, UM PORTAL À MEMÓRIA INSTITUCIONAL

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p218-230
    FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA, Olívia Morais de Medeiros Neta
    218-230
  • ARTE E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: sensibilização e sensibilidades por justiça social.

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p231-243
    Carla Jeane Hefemsteller Coelho, Hannah Silva Linhares, Gabriela Maia Reboucas
    231-243
  • INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVA

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p244-256
    Bárbara da Silva Santos, Cristiano Jesus Ferronato, Anderson Santos
    244-256
  • RESISTÊNCIA E REINVENÇÃO NOSCOM OS COTIDIANOS ESCOLARES PRÁTICAS SABERES DOCENTES FACE A UMA ONDA DE ATAQUE ULTRACONSERVADOR

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p257-273
    Rafaela Cotta Leonardo, Fernando Pocahy, Aline Martins
    257-273
  • O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p274-290
    Ana Paula Rebelo Aquino Rodrigues, Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos, Renato Santos Rodarte
    274-290
  • ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UMA EXPERIÊNCIA DE PROTAGONISMO JUVENIL

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p291-303
    Alexandro Lima Viana, Tânia Gorayeb Sucupira, José Gerardo Vasconcelos, Antônio Roberto Xavier
    291-303
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR: a ótica do corpo docente sobre a inclusão escolar

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p304-321
    Thaynara Carvalho Lima, Julio Cesar Vieira Lopes, Hamilton Ayres de Andrade, Aline Vieira Freitas, Rafael Marques Reis
    304-321
  • A IMAGEM DIGITAL NO CIBERESPAÇO: SENTIDOS E APROPRIAÇÕES EM ITINERÁRIOS DE APRENDIZAGEM

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p322-334
    Josiane Da Cruz Lima Ribeiro, Rodrigo dos Reis Nunes
    322-334
  • ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p335-347
    Diego Geovan dos Reis, Poliana Fabíula Cardozo, Khaled Omar Mohamad El Tassa, Gilmar de Carvalho Cruz
    335-347
  • EDUCAÇÃO REMOTA: ENTRE A ILUSÃO E A REALIDADE

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365
    Lynn Alves
    348-365
  • CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p366-377
    JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES, FRANCISCA DANIELA LIRA MOTA
    366-377
  • RELEVÂNCIA E LIMITAÇÕES DO ENSINO DO MANDARIM EM PORTUGAL: UMA BREVE ANÁLISE

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p378-392
    Yuxiong Zhang, António Moreira
    378-392
  • AVALIAÇÃO DE AÇÕES DE PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE EM ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL NA ZONA SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO - SP

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p393-407
    Renata Oliveira Fernandes, Maria Antonietta Leitão Zajac, Andreza Portella Ribeiro, Ana Paula Branco do Nascimento
    393-407
  • A TEORIA DE BERNSTEIN: ESTADO DO CONHECIMENTO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO BRASIL NO PERÍODO 2000-2016

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p408-423
    Débora Silveira Barros Bezerra, Benedito Eugenio
    408-423
  • A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA CONTRAMÃO DA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p424-440
    RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA, Alberto Filho Coelho Amorim
    424-440
  • CULTURA DIGITAL E OFICINA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: APLICAÇÃO DO SOFTWARE “VIRTUAL DJ FREE”

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p%p
    Nair Correia Salgado de Azevedo, Monica Fürkotter, Claudia Maria de Lima
    441-454
  • A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SÉCULO XXI : A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃ A DISTÂNCIA NESTA MODALIDADE DE ENSINO

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p455-468
    Desire Luciane Dominschek, Gabriele de Andrade Pilletti
    455-468
  • PROPAGANDA E AMBIGUIDADE LEXICAL: ESTRATÉGIA PARA CONSTRUÇÃO PERSUASIVA E ENSINO DE LEITURA

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p469-482
    Sayonara Abrantes de Oliveira Uchôa, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
    469-482
  • O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p483-496
    Carla Chagas Ramalho, José Jairo Vieira
    483-496
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONCEPÇÕES DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MINAS GERAIS

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p497-511
    Diovane de César Resende Ribeiro, Diego Gerônimo Silva, Wagner Wey Moreira, Regina Maria Rovigati Simões
    497-511
  • POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E OS IMPACTOS NA VIDA DO PROFESSOR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p512-525
    Micheli Bordoli Amestoy, Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto
    512-525
  • A LEITURA NO COTIDIANO DE FUTUROS PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DOS DIÁRIOS DE FORMAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p527-540
    Regiane Rodrigues Araújo, Francisco Jeovane do Nascimento, Maria Socorro Lucena Lima, Patricia Helena Carvalho Holanda
    527-540
  • SURDO BILÍNGUE: PARA ALÉM DE UM SUJEITO USUÁRIO DE DUAS LÍNGUAS

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p541-553
    Raissa Siqueira Tostes, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
    541-553
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p554-566
    Leonardo Alves Ferreira, Ivoneide Pinheiro de Lima
    554-566
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: QUESTÕES TEÓRICO-EMPÍRICAS A PARTIR DA UNILAB

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p567-583
    EDUARDO GOMES MACHADO, ROSALINA SEMEDO DE ANDRADE TAVARES, Maria Valdelia Carlos Chagas de Freitas, Tamilton GOMES TEIXEIRA
    567-583
  • PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p584-596
    Arthur Vianna Ferreira, Marcio Bernardino Sirino, Patricia Flavia Mota
    584-596
  • UM DESENHO METODOLÓGICO PARA ENGAJAR E MOTIVAR OS ALUNOS NAS AULAS REMOTAS NA PANDEMIA DO COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p611-626
    Artur Henrique Kronbauer
    611-626
  • FAMÍLIAS E ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: FACES DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM POSTAGENS DO FACEBOOK

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p627-643
    Edna Martins
    627-643
  • O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p644-660
    Klalter Bez Fontana Arndt, Dulce Márcia Cruz
    644-660
  • FAMÍLIA E ESCOLA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p661-675
    Eliana Perez Gonçalves de Moura, Neli Terezinha Costa, Anna Regina Grings Barcelos, Adriane Cássia Silva Coitinho
    661-675
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p676-689
    Rachel Rachelley Matos Monteiro, Maria de Lourdes da Silva Neta, Antonio Germano Magalhães Junior
    676-689
  • VARIÁVEIS DA EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TÉCNICA E TECNOLÓGICA

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p690-703
    André Luiz Ferreira de Oliveira
    690-703
  • ENSINO MÉDIO NO BRASIL NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS: UM CAMPO DE DISPUTAS?

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p718-736
    Maria Raquel Caetano, Aline Aparecida Martini Alves
    718-736
  • NOVO MAIS EDUCAÇÃO: UM OLHAR DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p737-751
    Bárbara Maria Costa Silva, Silvia Maria Cintra da Silva
    737-751
  • A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p752-761
    Joelma Costa Holanda dos Santos, Fábio Santos de Andrade, José Lucas Pedreira Bueno
    752-761
  • ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p762-777
    Ana Cristina Moraes, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Jacques Therrien, Luis Távora Furtado Ribeiro
    762-777

Resenha

  • PANDEMIA, TECIDO SOCIAL E DESIGUALDADES

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p778-785
    Camila Ferreira da Silva, Victória Soares dos Santos
    778-785