v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo

					Visualizar v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo
Revista com fluxo contínuo ao longo de 2020
Publicado: 2020-04-02
  • EXPEDIENTE

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p%p
  • SUMÁRIO

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p%p
  • EDITORIAL

    Cristiano Ferronato, Ane Luise Silva Mecenas
    9
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p9

Artigos

  • GESTÃO ESCOLAR E CONFLITOS: IMPACTOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES

    Carmen Eloísa Berlote Brenner, LILIANA Soares Ferreira
    11-26
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p11-26
  • PARADIGMA DO CUIDADO COMPLEXO EM SAUDE: produção de conhecimento no campo da enfermagem

    Andréia Valéria de Souza Miranda, Marina Patricio de Arruda, Sonia Maria Martins de Melo
    27-40
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p27-40
  • O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE

    Luiz Alberto Ruiz da Silva, Orides Piveta Junior, Paulo Ramsés da Costa, Rogério Dias Renovato, Cibele de Moura Sales
    41-54
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54
  • ATUAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A) EM PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CONTEXTOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES

    José Leonardo Rolim de Lima Severo, Negla Santos Queiroga
    55-68
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p55-68
  • O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE TIRADENTES

    André Luiz Alves, Halina França da Cruz, Elbênia Marla Ramos Silva
    69-82
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p69-82
  • FOTOGRAFIA E OUTROS DESAFIOS DIGITAIS NAS PESQUISAS COM CRIANÇAS

    Stela Guedes Caputo
    83-98
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p83-98
  • “UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!”: PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS COM O INSTAGRAM

    Rosária Helena Ruiz Nakashima, Braz Batista Vas, Stela Conceição Bertholo Piconez
    99-112
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p99-112
  • FORMAÇÃO DOCENTE EM REDE: O OLHAR DE PROFESSORES SOBRE O BRINCAR LIVRE ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS E NOVAS RECONFIGURAÇÕES FORMATIVAS

    Maria Cristina d'Avila Teixeira, Antonete Xavier, Marilete Calegari Cardoso
    113-128
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p113-128
  • OS MEMES DE HUMOR E A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA COMO CAMINHO EDUCATIVO

    Milena Aragão
    129-144
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p129-144
  • INTERDISCIPLINARITE: LIMITES ET POSSIBILITES SUR LES LENTILLES DE LA SOCIOLOGIE COMPRÉHENSION.

    ROGERIO DELBONE HADDAD, AGNA MARIA SOUZA COELHO, ENIO GOMES DA SILVA, MARIA IRENE DELBONE HADDAD
    145-157
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p145-157
  • FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2012 E 2017

    Ingrid Aline de Carvalho Ferrasa, Awdry Feisser Miquelin
    158-173
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p158-173
  • INTERAÇÕES DOCENTES EM BRINCADEIRAS E A AUTONOMIA DE CRIANÇAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Camila Tanure Duarte, Fernando Donizete Alves, Aline Sommerhalder
    174-187
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p174-187
  • #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19

    Edvaldo Souza Couto, Edilece Souza Couto, Ingrid de Magalhães Porto Cruz
    200-217
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217
  • EM TEMPOS DE CIBERCULTURA, UM PORTAL À MEMÓRIA INSTITUCIONAL

    FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA, Olívia Morais de Medeiros Neta
    218-230
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p218-230
  • ARTE E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: sensibilização e sensibilidades por justiça social.

    Carla Jeane Hefemsteller Coelho, Hannah Silva Linhares, Gabriela Maia Reboucas
    231-243
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p231-243
  • INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVA

    Bárbara da Silva Santos, Cristiano Jesus Ferronato, Anderson Santos
    244-256
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p244-256
  • RESISTÊNCIA E REINVENÇÃO NOSCOM OS COTIDIANOS ESCOLARES PRÁTICAS SABERES DOCENTES FACE A UMA ONDA DE ATAQUE ULTRACONSERVADOR

    Rafaela Cotta Leonardo, Fernando Pocahy, Aline Martins
    257-273
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p257-273
  • O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

    Ana Paula Rebelo Aquino Rodrigues, Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos, Renato Santos Rodarte
    274-290
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p274-290
  • ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UMA EXPERIÊNCIA DE PROTAGONISMO JUVENIL

    Alexandro Lima Viana, Tânia Gorayeb Sucupira, José Gerardo Vasconcelos, Antônio Roberto Xavier
    291-303
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p291-303
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR: a ótica do corpo docente sobre a inclusão escolar

    Thaynara Carvalho Lima, Julio Cesar Vieira Lopes, Hamilton Ayres de Andrade, Aline Vieira Freitas, Rafael Marques Reis
    304-321
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p304-321
  • A IMAGEM DIGITAL NO CIBERESPAÇO: SENTIDOS E APROPRIAÇÕES EM ITINERÁRIOS DE APRENDIZAGEM

    Josiane Da Cruz Lima Ribeiro, Rodrigo dos Reis Nunes
    322-334
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p322-334
  • ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis

    Diego Geovan dos Reis, Poliana Fabíula Cardozo, Khaled Omar Mohamad El Tassa, Gilmar de Carvalho Cruz
    335-347
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p335-347
  • EDUCAÇÃO REMOTA: ENTRE A ILUSÃO E A REALIDADE

    Lynn Alves
    348-365
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365
  • CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES, FRANCISCA DANIELA LIRA MOTA
    366-377
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p366-377
  • RELEVÂNCIA E LIMITAÇÕES DO ENSINO DO MANDARIM EM PORTUGAL: UMA BREVE ANÁLISE

    Yuxiong Zhang, António Moreira
    378-392
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p378-392
  • AVALIAÇÃO DE AÇÕES DE PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE EM ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL NA ZONA SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO - SP

    Renata Oliveira Fernandes, Maria Antonietta Leitão Zajac, Andreza Portella Ribeiro, Ana Paula Branco do Nascimento
    393-407
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p393-407
  • A TEORIA DE BERNSTEIN: ESTADO DO CONHECIMENTO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO BRASIL NO PERÍODO 2000-2016

    Débora Silveira Barros Bezerra, Benedito Eugenio
    408-423
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p408-423
  • A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA CONTRAMÃO DA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO

    RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA, Alberto Filho Coelho Amorim
    424-440
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p424-440
  • CULTURA DIGITAL E OFICINA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: APLICAÇÃO DO SOFTWARE “VIRTUAL DJ FREE”

    Nair Correia Salgado de Azevedo, Monica Fürkotter, Claudia Maria de Lima
    441-454
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p%p
  • A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SÉCULO XXI : A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃ A DISTÂNCIA NESTA MODALIDADE DE ENSINO

    Desire Luciane Dominschek, Gabriele de Andrade Pilletti
    455-468
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p455-468
  • PROPAGANDA E AMBIGUIDADE LEXICAL: ESTRATÉGIA PARA CONSTRUÇÃO PERSUASIVA E ENSINO DE LEITURA

    Sayonara Abrantes de Oliveira Uchôa, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
    469-482
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p469-482
  • O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO

    Carla Chagas Ramalho, José Jairo Vieira
    483-496
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p483-496
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONCEPÇÕES DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MINAS GERAIS

    Diovane de César Resende Ribeiro, Diego Gerônimo Silva, Wagner Wey Moreira, Regina Maria Rovigati Simões
    497-511
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p497-511
  • POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E OS IMPACTOS NA VIDA DO PROFESSOR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS

    Micheli Bordoli Amestoy, Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto
    512-525
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p512-525
  • A LEITURA NO COTIDIANO DE FUTUROS PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DOS DIÁRIOS DE FORMAÇÃO

    Regiane Rodrigues Araújo, Francisco Jeovane do Nascimento, Maria Socorro Lucena Lima, Patricia Helena Carvalho Holanda
    527-540
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p527-540
  • SURDO BILÍNGUE: PARA ALÉM DE UM SUJEITO USUÁRIO DE DUAS LÍNGUAS

    Raissa Siqueira Tostes, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
    541-553
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p541-553
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

    Leonardo Alves Ferreira, Ivoneide Pinheiro de Lima
    554-566
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p554-566
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: QUESTÕES TEÓRICO-EMPÍRICAS A PARTIR DA UNILAB

    EDUARDO GOMES MACHADO, ROSALINA SEMEDO DE ANDRADE TAVARES, Maria Valdelia Carlos Chagas de Freitas, Tamilton GOMES TEIXEIRA
    567-583
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p567-583
  • PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    Arthur Vianna Ferreira, Marcio Bernardino Sirino, Patricia Flavia Mota
    584-596
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p584-596
  • UM DESENHO METODOLÓGICO PARA ENGAJAR E MOTIVAR OS ALUNOS NAS AULAS REMOTAS NA PANDEMIA DO COVID-19

    Artur Henrique Kronbauer
    611-626
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p611-626
  • FAMÍLIAS E ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: FACES DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM POSTAGENS DO FACEBOOK

    Edna Martins
    627-643
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p627-643
  • O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Klalter Bez Fontana Arndt, Dulce Márcia Cruz
    644-660
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p644-660
  • FAMÍLIA E ESCOLA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO

    Eliana Perez Gonçalves de Moura, Neli Terezinha Costa, Anna Regina Grings Barcelos, Adriane Cássia Silva Coitinho
    661-675
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p661-675
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

    Rachel Rachelley Matos Monteiro, Maria de Lourdes da Silva Neta, Antonio Germano Magalhães Junior
    676-689
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p676-689
  • VARIÁVEIS DA EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TÉCNICA E TECNOLÓGICA

    André Luiz Ferreira de Oliveira
    690-703
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p690-703
  • ENSINO MÉDIO NO BRASIL NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS: UM CAMPO DE DISPUTAS?

    Maria Raquel Caetano, Aline Aparecida Martini Alves
    718-736
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p718-736
  • NOVO MAIS EDUCAÇÃO: UM OLHAR DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS

    Bárbara Maria Costa Silva, Silvia Maria Cintra da Silva
    737-751
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p737-751
  • A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR

    Joelma Costa Holanda dos Santos, Fábio Santos de Andrade, José Lucas Pedreira Bueno
    752-761
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p752-761
  • ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

    Ana Cristina Moraes, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Jacques Therrien, Luis Távora Furtado Ribeiro
    762-777
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p762-777

Resenha

  • PANDEMIA, TECIDO SOCIAL E DESIGUALDADES

    Camila Ferreira da Silva, Victória Soares dos Santos
    778-785
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p778-785