Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Interfaces Científicas - Educação
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo
v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo
Revista com fluxo contínuo ao longo de 2020
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3
Publicado:
2020-04-02
EXPEDIENTE
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p%p
PDF
SUMÁRIO
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p%p
PDF
EDITORIAL
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p9
Cristiano Ferronato, Ane Luise Silva Mecenas
9
PDF
Artigos
GESTÃO ESCOLAR E CONFLITOS: IMPACTOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p11-26
Carmen Eloísa Berlote Brenner, LILIANA Soares Ferreira
11-26
PDF
PARADIGMA DO CUIDADO COMPLEXO EM SAUDE: produção de conhecimento no campo da enfermagem
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p27-40
Andréia Valéria de Souza Miranda, Marina Patricio de Arruda, Sonia Maria Martins de Melo
27-40
PDF
O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54
Luiz Alberto Ruiz da Silva, Orides Piveta Junior, Paulo Ramsés da Costa, Rogério Dias Renovato, Cibele de Moura Sales
41-54
PDF
ATUAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A) EM PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CONTEXTOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p55-68
José Leonardo Rolim de Lima Severo, Negla Santos Queiroga
55-68
PDF
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE TIRADENTES
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p69-82
André Luiz Alves, Halina França da Cruz, Elbênia Marla Ramos Silva
69-82
PDF
FOTOGRAFIA E OUTROS DESAFIOS DIGITAIS NAS PESQUISAS COM CRIANÇAS
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p83-98
Stela Guedes Caputo
83-98
PDF
“UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!”: PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS COM O INSTAGRAM
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p99-112
Rosária Helena Ruiz Nakashima, Braz Batista Vas, Stela Conceição Bertholo Piconez
99-112
PDF
FORMAÇÃO DOCENTE EM REDE: O OLHAR DE PROFESSORES SOBRE O BRINCAR LIVRE ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS E NOVAS RECONFIGURAÇÕES FORMATIVAS
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p113-128
Maria Cristina d'Avila Teixeira, Antonete Xavier, Marilete Calegari Cardoso
113-128
PDF
OS MEMES DE HUMOR E A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA COMO CAMINHO EDUCATIVO
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p129-144
Milena Aragão
129-144
PDF
INTERDISCIPLINARITE: LIMITES ET POSSIBILITES SUR LES LENTILLES DE LA SOCIOLOGIE COMPRÉHENSION.
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p145-157
ROGERIO DELBONE HADDAD, AGNA MARIA SOUZA COELHO, ENIO GOMES DA SILVA, MARIA IRENE DELBONE HADDAD
145-157
PDF
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2012 E 2017
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p158-173
Ingrid Aline de Carvalho Ferrasa, Awdry Feisser Miquelin
158-173
PDF
INTERAÇÕES DOCENTES EM BRINCADEIRAS E A AUTONOMIA DE CRIANÇAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p174-187
Camila Tanure Duarte, Fernando Donizete Alves, Aline Sommerhalder
174-187
PDF
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE 2007 A 2017
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p188-199
CICERA AUREA FONTES VILELA
188-199
PDF
#FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217
Edvaldo Souza Couto, Edilece Souza Couto, Ingrid de Magalhães Porto Cruz
200-217
PDF
EM TEMPOS DE CIBERCULTURA, UM PORTAL À MEMÓRIA INSTITUCIONAL
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p218-230
FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA, Olívia Morais de Medeiros Neta
218-230
PDF
ARTE E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: sensibilização e sensibilidades por justiça social.
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p231-243
Carla Jeane Hefemsteller Coelho, Hannah Silva Linhares, Gabriela Maia Reboucas
231-243
PDF
INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVA
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p244-256
Bárbara da Silva Santos, Cristiano Jesus Ferronato, Anderson Santos
244-256
PDF
RESISTÊNCIA E REINVENÇÃO NOSCOM OS COTIDIANOS ESCOLARES PRÁTICAS SABERES DOCENTES FACE A UMA ONDA DE ATAQUE ULTRACONSERVADOR
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p257-273
Rafaela Cotta Leonardo, Fernando Pocahy, Aline Martins
257-273
PDF
O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p274-290
Ana Paula Rebelo Aquino Rodrigues, Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos, Renato Santos Rodarte
274-290
PDF
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UMA EXPERIÊNCIA DE PROTAGONISMO JUVENIL
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p291-303
Alexandro Lima Viana, Tânia Gorayeb Sucupira, José Gerardo Vasconcelos, Antônio Roberto Xavier
291-303
PDF
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR: a ótica do corpo docente sobre a inclusão escolar
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p304-321
Thaynara Carvalho Lima, Julio Cesar Vieira Lopes, Hamilton Ayres de Andrade, Aline Vieira Freitas, Rafael Marques Reis
304-321
PDF
A IMAGEM DIGITAL NO CIBERESPAÇO: SENTIDOS E APROPRIAÇÕES EM ITINERÁRIOS DE APRENDIZAGEM
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p322-334
Josiane Da Cruz Lima Ribeiro, Rodrigo dos Reis Nunes
322-334
PDF
ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p335-347
Diego Geovan dos Reis, Poliana Fabíula Cardozo, Khaled Omar Mohamad El Tassa, Gilmar de Carvalho Cruz
335-347
PDF
EDUCAÇÃO REMOTA: ENTRE A ILUSÃO E A REALIDADE
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365
Lynn Alves
348-365
PDF
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p366-377
JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES, FRANCISCA DANIELA LIRA MOTA
366-377
PDF
RELEVÂNCIA E LIMITAÇÕES DO ENSINO DO MANDARIM EM PORTUGAL: UMA BREVE ANÁLISE
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p378-392
Yuxiong Zhang, António Moreira
378-392
PDF (Português (Portugal))
AVALIAÇÃO DE AÇÕES DE PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE EM ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL NA ZONA SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO - SP
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p393-407
Renata Oliveira Fernandes, Maria Antonietta Leitão Zajac, Andreza Portella Ribeiro, Ana Paula Branco do Nascimento
393-407
PDF
A TEORIA DE BERNSTEIN: ESTADO DO CONHECIMENTO EM ARTIGOS PUBLICADOS NO BRASIL NO PERÍODO 2000-2016
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p408-423
Débora Silveira Barros Bezerra, Benedito Eugenio
408-423
PDF
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA CONTRAMÃO DA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p424-440
RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA, Alberto Filho Coelho Amorim
424-440
PDF
CULTURA DIGITAL E OFICINA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: APLICAÇÃO DO SOFTWARE “VIRTUAL DJ FREE”
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p%p
Nair Correia Salgado de Azevedo, Monica Fürkotter, Claudia Maria de Lima
441-454
PDF
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SÉCULO XXI : A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃ A DISTÂNCIA NESTA MODALIDADE DE ENSINO
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p455-468
Desire Luciane Dominschek, Gabriele de Andrade Pilletti
455-468
PDF
PROPAGANDA E AMBIGUIDADE LEXICAL: ESTRATÉGIA PARA CONSTRUÇÃO PERSUASIVA E ENSINO DE LEITURA
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p469-482
Sayonara Abrantes de Oliveira Uchôa, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
469-482
PDF
O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p483-496
Carla Chagas Ramalho, José Jairo Vieira
483-496
PDF
EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONCEPÇÕES DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MINAS GERAIS
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p497-511
Diovane de César Resende Ribeiro, Diego Gerônimo Silva, Wagner Wey Moreira, Regina Maria Rovigati Simões
497-511
PDF
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E OS IMPACTOS NA VIDA DO PROFESSOR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p512-525
Micheli Bordoli Amestoy, Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto
512-525
PDF
A LEITURA NO COTIDIANO DE FUTUROS PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DOS DIÁRIOS DE FORMAÇÃO
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p527-540
Regiane Rodrigues Araújo, Francisco Jeovane do Nascimento, Maria Socorro Lucena Lima, Patricia Helena Carvalho Holanda
527-540
PDF
SURDO BILÍNGUE: PARA ALÉM DE UM SUJEITO USUÁRIO DE DUAS LÍNGUAS
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p541-553
Raissa Siqueira Tostes, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
541-553
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p554-566
Leonardo Alves Ferreira, Ivoneide Pinheiro de Lima
554-566
PDF
POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: QUESTÕES TEÓRICO-EMPÍRICAS A PARTIR DA UNILAB
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p567-583
EDUARDO GOMES MACHADO, ROSALINA SEMEDO DE ANDRADE TAVARES, Maria Valdelia Carlos Chagas de Freitas, Tamilton GOMES TEIXEIRA
567-583
PDF
PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p584-596
Arthur Vianna Ferreira, Marcio Bernardino Sirino, Patricia Flavia Mota
584-596
PDF
UM DESENHO METODOLÓGICO PARA ENGAJAR E MOTIVAR OS ALUNOS NAS AULAS REMOTAS NA PANDEMIA DO COVID-19
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p611-626
Artur Henrique Kronbauer
611-626
PDF
FAMÍLIAS E ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: FACES DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM POSTAGENS DO FACEBOOK
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p627-643
Edna Martins
627-643
PDF
O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p644-660
Klalter Bez Fontana Arndt, Dulce Márcia Cruz
644-660
PDF
FAMÍLIA E ESCOLA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p661-675
Eliana Perez Gonçalves de Moura, Neli Terezinha Costa, Anna Regina Grings Barcelos
661-675
PDF
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p676-689
Rachel Rachelley Matos Monteiro, Maria de Lourdes da Silva Neta, Antonio Germano Magalhães Junior
676-689
PDF
VARIÁVEIS DA EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TÉCNICA E TECNOLÓGICA
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p690-703
André Luiz Ferreira de Oliveira
690-703
PDF
ENSINO MÉDIO NO BRASIL NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS: UM CAMPO DE DISPUTAS?
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p718-736
Maria Raquel Caetano, Aline Aparecida Martini Alves
718-736
PDF
NOVO MAIS EDUCAÇÃO: UM OLHAR DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p737-751
Bárbara Maria Costa Silva, Silvia Maria Cintra da Silva
737-751
PDF
A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p752-761
Joelma Costa Holanda dos Santos, Fábio Santos de Andrade, José Lucas Pedreira Bueno
752-761
PDF
ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p762-777
Ana Cristina Moraes, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Jacques Therrien, Luis Távora Furtado Ribeiro
762-777
PDF
Resenha
PANDEMIA, TECIDO SOCIAL E DESIGUALDADES
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p778-785
Camila Ferreira da Silva, Victória Soares dos Santos
778-785
PDF
Enviar Submissão
Idioma
Català
Deutsch
English
Español (España)
Português (Brasil)
Português (Portugal)
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Open Journal Systems