FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p554-566Palavras-chave:
Formação de professores dos anos iniciais. Teoria da aprendizagem significativa. Divisão. Resolução de problemas.Publicado
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O artigo propõe a apresentar os resultados de uma formação com o propósito de subsídiar as aprendizagens conceitual e metodológica da operação de divisão, através da resolução de problemas, de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esse trabalho utilizou a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) como forma de reflexão, na perspectiva de provocar uma (re)significação do conceito de divisão, atribuindo-lhe sentidos e significados. A investigação foi de um cunho qualitativo sob o tipo ação-pesquisa, por intermédio de uma formação com três docentes do quinto ano do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram que as professoras apresentavam insegurança para ensinar o ensino de divisão, devido às suas limitações acerca da aprendizagem dos conceitos da divisão. Os estudos e discussões por meio da ação formativa mostraram que as professoras passaram a entender o ensino de divisão além da instrução preponderante dos fatos fundamentais e das técnicas operatórias. Foi perceptível a motivação das participantes para aprender mais sobre a TAS, tendo em vista o interesse em continuar os estudos após a formação.Como Citar
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