CULTURA DIGITAL E OFICINA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: APLICAÇÃO DO SOFTWARE “VIRTUAL DJ FREE”

Nair Correia Salgado de Azevedo, Monica Fürkotter, Claudia Maria de Lima

Resumo


Em nosso cotidiano percebemos que as crianças e os jovens estão sempre conectados, trocando informações em rede e relacionando-se pela web. Consequentemente eles levam essa cultura digital para o ambiente escolar, quer as instituições escolares estejam ou não preparadas para lidar com ela. O objetivo desse artigo é mostrar as possibilidades criativas por meio de softwares livres, mais especificamente o “Virtual Dj Free”, na produção de sons remixados por crianças em Oficinas de Informática do Programa de Educação Integral “Cidadescola” no município de Presidente Prudente (SP). Como metodologia, usamos a abordagem qualitativa, realizando uma pesquisa bibliográfica para apresentarmos as principais discussões sobre o tema, e práticas de intervenção com crianças do 5º. ano do Ensino Fundamental. Concluímos que as crianças possuem muita curiosidade sobre softwares que incentivam processos de criação por meio das mídias e que, no contexto escolar, isso pode ser um importante recurso pedagógico que proporciona momentos de criatividade bastante significativos.

Palavras-chave


Educação; Cultura Digital; Tecnologias Digitais; Mídias; Programa “Cidadescola”.

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DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p%25p


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