CULTURA DIGITAL E OFICINA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: APLICAÇÃO DO SOFTWARE “VIRTUAL DJ FREE”
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p%25pPalavras-chave:
Educação, Cultura Digital, Tecnologias Digitais, Mídias, Programa “Cidadescola”.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Em nosso cotidiano percebemos que as crianças e os jovens estão sempre conectados, trocando informações em rede e relacionando-se pela web. Consequentemente eles levam essa cultura digital para o ambiente escolar, quer as instituições escolares estejam ou não preparadas para lidar com ela. O objetivo desse artigo é mostrar as possibilidades criativas por meio de softwares livres, mais especificamente o “Virtual Dj Free”, na produção de sons remixados por crianças em Oficinas de Informática do Programa de Educação Integral “Cidadescola” no município de Presidente Prudente (SP). Como metodologia, usamos a abordagem qualitativa, realizando uma pesquisa bibliográfica para apresentarmos as principais discussões sobre o tema, e práticas de intervenção com crianças do 5º. ano do Ensino Fundamental. Concluímos que as crianças possuem muita curiosidade sobre softwares que incentivam processos de criação por meio das mídias e que, no contexto escolar, isso pode ser um importante recurso pedagógico que proporciona momentos de criatividade bastante significativos.Como Citar
Referências
AMIEL, T. Educação aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. de L. (Orgs). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. p. 17 – 33.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
COLL, C.; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI. In: COLL, C.; MONEREO, C. (org.). Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15 – 46.
DUARTE, R.; et al. Papel da escola no desenvolvimento de habilidades cognitivas no uso de mídias digitais. In: TOMMASIELLO, M. G. C.; MARIN, A. J.; PIMENTA, S. G.; FUSARI, J. C. (Orgs.) Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições. 1. ed. Araraquara: Junqueira&Marin Editores, 2012, p. 128-143. (Livro 3, Anais do XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, UNICAMP, Campinas – 2012). Disponível em:
<http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/0083s.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2018.
GUIMARÃES, F. F. F. Do surgimento do Rock à sua difusão pelo mundo: a apropriação do Rock no Brasil através das versões, de meados da década de 1950 e meados da década de 1960. Dissertação de Mestrado. 101 f. (Pós-graduação em Desenvolvimento Social). Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, 2013.
KURTINAITIS, M. O Remix audiovisual como forma de mediação crítica. Trabalho apresentado na III Jornada Discente do PPGMPA – USP, 2012, p. 1 – 29.
LEMOS, A. Cultura da mobilidade. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 40, p. 28-35, dez. 2009. Disponível em:
<http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewFile/6314/4589>. Acesso em: 06 dez. 2018.
PRESIDENTE PRUDENTE. Decreto nº 21.142/2010, de 17 de março de 2010. Dispõe sobre a instituição do Programa de Educação Integrada Cidadescola, que visa fomentar a Educação Integral de crianças da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente. 2010.
PRETTO, N. L; ASSIS, A. Cultura digital e educação: redes já! In: PRETTO, N; SILVEIRA, S. A. (Org). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador, Edufba, 2008, p. 75 – 83.
RODRIGUES, R. F. As composições da escuta e a internet: os Dj’s de desktop. Mediação, Belo Horizonte, n.5, nov./2006, p. 64 – 74.
SANTAELLA, L. Mídias locativas: a internet móvel de lugares e coisas. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 35, p. 95-101, abr. 2008, p. 95 – 101. Disponível em:
<http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/4099>.
Acesso em: 14 jul. 2018.
SOUZA, A.; BESSA, F. Podcast e utilização do software Audacity. In: CARVALHO, A. A. A. Manual de Ferramentas da Web 2.0 para professores. Ministério da Educação. Portugal: Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. Ministério da Educação, 2008, p. 41 – 56.
TOMMASI, M. Relato-Remix de experiências sonoras. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro de Artes. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2011.