GESTÃO ESCOLAR E CONFLITOS: IMPACTOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p11-26Palavras-chave:
Trabalho Pedagógico. Gestão Escolar. Conflitos.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Parte-se do suposto que trabalho pedagógico e gestão escolar estão permeados por diversos elementos, destacando-se os conflitos e as relações interpessoais. Assim, realizou-se revisão de literatura com o intuito de analisar o movimento que há entre esses elementos e em que medida essas relações impactam no trabalho pedagógico e na gestão escolar. Obras de autores que analisam essas temáticas foram lidas, elaboradas tabelas com sentidos acerca das duas temáticas, comparadas, categorizadas. A análise dos dados produzidos permitiu concluir que o movimento que acontece entre as relações interpessoais, trabalho pedagógico e gestão escolar é dialético, por isso, ele necessita estar embasado na perspectiva democrática, pois influencia demais aspectos dos cotidianos escolares.Como Citar
Referências
ALVES, Nilda. Cultura e Cotidiano Escolar. 25ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu/MG: 2002.
BORDENAVE, Juan E. Diáz. O que é participação. 4a.ed, São Paulo: Brasiliense, 1986.
CURY, C. R. J. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.
DANIELS, H. (Org.). Uma introdução a Vygotsky. 2ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
DIETER, C. S., MOSQUERA, J. J. M. Afetividade: A manifestação de sentimentos na educação. Educação, janeiro – abril, ano/vol. XXIX, número 058. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Brasil, 2006, PP. 123 – 133.
DRABACH, N. P., MOUSQUER, M. E. L. Dos primeiros escritos sobre Administração Escolar no Brasil aos escritos sobre Gestão Escolar: mudanças e continuidades. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.2, pp.258-285, Jul/Dez 2009. Disponível em <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss2articles/drabach-mousquer.pdf> Acesso em 24 abr 2016.
FERREIRA, L. S. Gestão do pedagógico: de qual pedagógico se fala? Currículo sem Fronteiras, v.8, n.2, pp.176-189, Jul/Dez 2008. Disponível em < http://www.curriculosemfronteiras.org/vol8iss2articles/ferreira.pdf> Acesso em 20 abr 2016.
FERREIRA, L. S. “Ser” ou “não ser” professora/professor? Eis uma questão em busca de respostas. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 59, p. 175-192, jan/mar. 2016. Disponível em <http://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40948/27722> Aceso em 21 jul 2016.
FERREIRA, L. S. Trabalho dos professores e conflitos na escola: uma abordagem pedagógica. Cad. Pes., São Luís, v. 21, n. 1, jan./abr. 2014. Disponível em <http://www.pppg.ufma.br/cadernosdepesquisa/uploads/files/artigo-09%282%29.pdf> Acesso em 24 abr 2016.
FRESCHI, E. M. , M. Relações Interpessoais: A construção do espaço artesanal no ambiente escolar. REI – Revista de Educação do IDEAU. Vol. 8 – Nº 18 - Julho - Dezembro 2013 Semestral ISSN: 1809-6220. Disponível em <http://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/20_1.pdf> Acesso em 23 abr 2016.
GRACINDO, R. V.; KENSKI, V. M. Gestão de Sistemas Educacionais: a produção de pesquisas no Brasil. WITTMANN, L. C.; GRACINDO, R. V. (orgs.). O Estado da Arte em Política e Gestão da Educação no Brasil – 1991 a 1997. Brasília: ANPAE, Campinas: Autores Associados, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 5ªed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004
LUCE, Maria Beatriz Moreira; MEDEIROS, Isabel Letícia P. Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2005.
LÜCK, Heloísa. Concepções e Processos Democráticos de Gestão Educacional. Petrópolis, RJ:Editora Vozes, 2006.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política: livro I – 33ª Ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira 2014.
MINICUCCI, A. Relações humanas: psicologia das relações interpessoais. São Paulo: Atlas, 2013.
KAVAYA, M. ; GHIGGI, G. . Poder e autoridade: Interferência ética e dialógica na formação humana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
PARO, V. H. Gestão Democrática da Escola Pública. Rio de Janeiro: Editora Ática, 2005.
RIBAS, J. F. M. FERREIRA, L. S. Trabalho de professores na escola como práxis pedagógica. Movimento: Porto Alegre, v. 20, n. 01, p. 125-143, jan/mar de 2014. Disponível em <http://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/viewFile/40235/28351> Acesso em 24 abr 2016.
SANDER, B. Políticas Públicas e Gestão da Educação no Brasil: Momentos de uma história em construção. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Porto Alegre, ANPAE, v. 17, n 2, jul./dez. 2001. Disponível em <http://www.bennosander.com/publicacao_detalhe.php?cod_texto=7> Acesso em 22 jul 2016.
SAVIANI, D. DUARTE, N. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
SOUZA, G. N. Gestão Democrática Escolar: Reflexões e desafios. Revista Dialógica, vol. 1, n. 7, 2011. Disponível em <http://cefort.ufam.edu.br/dialogica/files/no7/Vol0704Gestao_Democratica_Escolar_reflexoes_e_desafios.pdf> Acesso em 20 abr 2016.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. 2ª Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
WOOD, E. Capitalismo e democracia. En publicacion: A teoria marxista hoje. Problemas e perspectivas Boron, A. A.; Amadeo, J.; Gonzalez, S.; 2007 Disponível em <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/formacion-virtual/20100715073000/boron.pdf> Acesso em 11 set 2016.