Sobre a Revista
Foco e Escopo
Revista Interfaces Científicas – Educação é uma revista científica que tem como missão contribuir para a reflexão e a discussão de temas ligados a Educação. A partir deste ambiente, deseja-se estabelecer um diálogo contínuo entre pesquisadores sobre problemáticas que envolvam a prática educacional, resultados de pesquisas, trocas de bibliografias e acesso a artigos científicos.
"A Interfaces Científicas - Educação recebe artigos produzidos por integrantes de Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Aceita textos em coautoria entre mestrandos, doutorandos, mestres e doutores. Dessa forma, obrigatoriamente, um dos coautores precisa ter titulação de mestrado ou doutorado"
Periodicidade: Fluxo Contínuo
ISSN IMPRESSO: 2316-333X
ISSN DIGITAL: 2316-3828
DOI: 10.17564/2316-3828
Qualis/Capes: A4
Índice h5: 15
Mediana h5: 77
Processo de Avaliação por Pares
Avaliação inicial
Inicialmente os artigos passam por uma avaliação preliminar pela Comissão Editorial, após esta fase será enviado diretamente para pareceristas internos e externos/as ou devolvido para o/a autor/a com observações para serem corrigidas. Essa revisão é uma avaliação inicial para constatar se o texto se enquadra nas diretrizes da revista.
Avaliação por pares
Os textos são encaminhados para dois pareceristas ad hoc especialistas no tema abordado pelo autor. No caso de haver uma disparidade nos pareceres, um/a terceira/o parecerista deve ser chamada/o para avaliar o artigo. Caso as disparidades não sejam superadas, devem as/os editoras/es emitir a opinião final. O Conselho Editorial solicita aos pareceristas ad hoc que avaliem o texto em 20 dias para que se possa tomar uma decisão e responder ao autor no prazo de dois meses após a submissão do trabalho. Nessa fase será garantido o anonimato do/a autor/a e dos/as pareceristas.
Aceitação
Se os/as pareceristas forem favoráveis à publicação sem alteração. Muito raramente um texto é aceito sem revisão alguma.
Aceitação com revisão
Se os/as pareceristas ad hoc forem favoráveis à publicação com a necessidade de revisão, os originais serão reenviados ao autor/a para a realização das alterações sugeridas e, posteriormente, reencaminhados aos pareceristas para constatar se as sugestões foram acatadas.
Rejeição
A rejeição pode ocorrer após a avaliação inicial, ou avaliação feita por pares, e também após uma revisão e reenvio do trabalho.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A política de ética e de boas práticas na produção e na RIC-Educação
Policy of ethics and good production practices and on RIC-Education
A política de ética e de boas práticas na produção na publicação da Revista Interfaces Científicas Educação deve considerar:
- As Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, 2011 (http://cnpq.br/diretrizes);
- Os Protocolos da Plataforma Brasil por meio do(s) Comitês de Ética em Pesquisa (http://www.comitedeetica.saomateus.ufes.br/plataforma-brasil);
- A Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 510, de 7 de abril de 2016 – dispõe sobre normas aplicáveis às pesquisas em Ciências Humanas e Sociais – (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html);
- O Documento Preliminar: Ética na Pesquisa em Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação de 2017 (http://www.anped.org.br/sites/default/files/etica_e_pesquisa_em_educa cao_texto_para_discussao_1.pdf);
- O Código de Conduta para Editores e Periódicos do Cope (https://publicationethics.org/resources/codeconduct);
- A Declaração de Avaliação de Pesquisa – DORA (https://sfdora.org/read/pt-br/).
Política de Acesso Livre
A Revista Interfaces Científicas - Educação é um periódico de acesso aberto e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Indexadores, Bases de Dados e Buscadores
DOAJ - https://doaj.org/
LATINDEX - https://www.latindex.org/latindex/inicio
DIADORIM - http://diadorim.ibict.br/
REDIB - https://revistas.redib.org/?lng=pt
SUMÁRIOS.ORG - https://www.sumarios.org/
GOOGLE ACADÊMICO - Acesse
PERIODICOS CAPES - https://www.periodicos.capes.gov.br/
LIVRE - http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre
GLOBAL IMPACT FACTOR - http://globalimpactfactor.com/
Histórico do periódico
Revista Interfaces Científicas – Educação é uma revista científica que tem como missão contribuir para a reflexão e a discussão de temas ligados a Educação. A partir deste ambiente, deseja-se estabelecer um diálogo contínuo entre pesquisadores sobre problemáticas que envolvam a prática educacional, resultados de pesquisas, trocas de bibliografias e acesso a artigos científicos. É o veículo de divulgação da área de Educação do Grupo Tiradentes, gerenciado pela Editora Universitária Tiradentes e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, e teve seu primeiro número publicado em 29 de setembro de 2012, dois anos depois a instalação do Mestrado em Educação. A revista tinha uma publicação quadrimestralmente, neste primeiro formato e no ano de 2020 passou a ser publicada no modelo de fluxo contínuo.
Normas para elaboração de Número Temático
REQUISITOS PARA SOLICITAÇÃO DE NÚMEROS TEMÁTICOS
Declaração de Direito Autoral
À A Revista Interfaces Científicas Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
A Revista Interfaces Científicas Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.