Sobre a Revista

Foco e Escopo

Revista Interfaces Científicas – Educação é uma revista científica que tem como missão contribuir para a reflexão e a discussão de temas ligados a Educação. A partir deste ambiente, deseja-se estabelecer um diálogo contínuo entre pesquisadores sobre problemáticas que envolvam a prática educacional, resultados de pesquisas, trocas de bibliografias e acesso a artigos científicos.

"A Interfaces Científicas - Educação recebe artigos produzidos por integrantes de Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Aceita textos em coautoria entre mestrandos, doutorandos, mestres e doutores. Dessa forma, obrigatoriamente, um dos coautores precisa ter titulação de mestrado ou doutorado" 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação inicial

Inicialmente os artigos passam por uma avaliação preliminar pela Comissão Editorial, após esta fase será enviado diretamente para pareceristas internos e externos/as ou devolvido para o/a autor/a com observações para serem corrigidas. Essa revisão é uma avaliação inicial para constatar se o texto se enquadra nas diretrizes da revista.

Avaliação por pares

Os textos são encaminhados para dois pareceristas ad hoc especialistas no tema abordado pelo autor.  No caso de haver uma disparidade nos pareceres, um/a terceira/o parecerista deve ser chamada/o para avaliar o artigo. Caso as disparidades não sejam superadas, devem as/os editoras/es emitir a opinião final. O Conselho Editorial solicita aos pareceristas ad hocque avaliem o texto em 20 dias para que se possa tomar uma decisão e responder ao autor no prazo de dois meses após a submissão do trabalho. Nessa fase será garantido o anonimato do/a autor/a e dos/as pareceristas.

 

Aceitação

Se os/as pareceristas forem favoráveis à publicação sem alteração. Muito raramente um texto é aceito sem revisão alguma.

 

Aceitação com revisão

Se os/as pareceristas ad hoc forem favoráveis à publicação com a necessidade de revisão, os originais serão reenviados ao autor/a para a realização das alterações sugeridas e, posteriormente, reencaminhados aos pareceristas para constatar se as sugestões foram acatadas.

 

Rejeição

A rejeição pode ocorrer após a avaliação inicial, ou avaliação feita por pares, e também após uma revisão e reenvio do trabalho.

Periodicidade - Fluxo Contínuo

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A política de ética e de boas práticas na produção e na RIC-Educação policy of ethics and good production practices and on RIC-Education

A política de ética e de boas práticas na produção na publicação da Revista Interfaces Científicas Educação deve considerar:

  1. i) As Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, 2011 (http://cnpq.br/diretrizes);
  2. ii) Os Protocolos da Plataforma Brasil por meio do(s) Comitês de Ética em Pesquisa (http://www.comitedeetica.saomateus.ufes.br/plataforma-brasil);

iii) A Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 510, de 7 de abril de 2016 – dispõe sobre normas aplicáveis às pesquisas em Ciências Humanas e Sociais – (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html);

  1. iv) O Documento Preliminar: Ética na Pesquisa em Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação de 2017 (http://www.anped.org.br/sites/default/files/etica_e_pesquisa_em_educa cao_texto_para_discussao_1.pdf);
  2. v) O Código de Conduta para Editores e Periódicos do Cope (https://publicationethics.org/resources/codeconduct);
  3. vi) A Declaração de Avaliação de Pesquisa – DORA (https://sfdora.org/read/pt-br/).

 A policy of ethics and good production practices on REVTEE


The ethics policy and the good practices of production and publication in the Journal Tempos e Espaços em Educação should consider:

  1. i) Basic Guidelines for Scientific Activity of the National Council for Scientific and Technological Development - CNPq, 2011 (http://cnpq.br/dirturas);
  2. ii) Plataforma Brasil Protocols through the Research Ethics Committee(http://www.comitedeetica.saomateus.ufes.br/pl Plataforma-brasil);

iii) National Health Council Resolution No. 510 of April 7, 2016 - on the rules applicable to research in the Humanities and Social Sciences - (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns /2016/res0510_07_04_2016.h tml);

  1. iv) The Preliminary Document: Ethics in Education Research of the National Association of Graduate Studies and Research in 2017(http://www.anped.org.br/sites/default/files/etica_e_p Pesquisa_em_educa cao_texto_para_discussao_1.pdf);
  2. v) Code of Conduct for Cope Editors and Journals(https://publicationethics.org/resources/codeconduct);
  3. vi) Research Evaluation Statement - DORA(https://sfdora.org/read/en/).

Política de Acesso Livre

A Revista Interfaces Científicas - Educação é um periódico de acesso aberto e imediato  ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexadores, Bases de Dados e Buscadores

DOAJ - https://doaj.org/

LATINDEX - https://www.latindex.org/latindex/inicio

DIADORIM - http://diadorim.ibict.br/

REDIB - https://revistas.redib.org/?lng=pt

SUMÁRIOS.ORG - https://www.sumarios.org/

GOOGLE ACADÊMICO - https://scholar.google.com.br/citations?user=3GFK19YAAAAJ&hl=pt-BR

PERIODICOS CAPES - https://www.periodicos.capes.gov.br/

LIVRE - http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

GLOBAL IMPACT FACTOR - http://globalimpactfactor.com/

 

Histórico do periódico

Revista Interfaces Científicas – Educação é uma revista científica que tem como missão contribuir para a reflexão e a discussão de temas ligados a Educação. A partir deste ambiente, deseja-se estabelecer um diálogo contínuo entre pesquisadores sobre problemáticas que envolvam a prática educacional, resultados de pesquisas, trocas de bibliografias e acesso a artigos científicos. É o veículo de divulgação da área de Educação do Grupo Tiradentes, gerenciado pela Editora Universitária Tiradentes e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, e teve seu primeiro número publicado em 29 de setembro de 2012, dois anos depois a instalação do Mestrado em Educação. A revista tinha uma publicação quadrimestralmente, neste primeiro formato e no ano de 2020 passou a ser publicada no modelo de fluxo contínuo.

 

NORMAS PARA PROPOSIÇÃO DE DOSSIÊS

A Revista Interfaces Científicas Educação informa que recebe, propostas para dossiês temáticos, sendo dois por ano.

Objetivo e natureza: os dossiês pretendem oferecer uma contribuição original e significativa em determinado campo de conhecimento, na forma de um conjunto de textos articulados por um eixo pré-estabelecido.

As proposições podem cobrir domínios variados relativos aos campos científicos abarcados pelas revistas.

Coordenação: as propostas deverão ser coordenadas por um ou mais docentes, portadores do título de doutor, com vínculos com qualquer instituição de ensino e pesquisa do país ou do exterior. Caberá ao(s) coordenador(es) a organização do dossiê, particularmente quanto à definição acadêmica da proposta e à indicação dos demais participantes.

Estrutura e forma: os dossiês serão compostos por um conjunto de 5 a 8 artigos que seguirão os critérios formais dos artigos da RIC- Educação. Tais critérios estão disponíveis no sítio eletrônico   https://periodicos.set.edu.br/. Além dos artigos, poderão ser propostas, igualmente, resenhas de obras pertinentes ao dossiê.

- Cada dossiê poderá comportar não cumulativamente, um artigo de professor, pesquisador, pós-doutorando ou discente de programas de pós-graduação da Universidade Tiradentes. Recomenda-se vivamente que o conjunto de autores reflita diversidade em escala nacional e busque, igualmente, contribuições internacionais.

- O(s) coordenador(es) poderá(ão), a seu critério, participar como autor(es) de artigo ou resenha, observado o limite de contribuições internas acima referido.

Proposição: as inscrições de propostas deverão conter um arrazoado justificativo (de até 3 páginas), redigido pelo(s) coordenador(es) proponente(s), e a lista de autores com os respectivos títulos dos artigos e resumo individual de, no máximo, 15 linhas.

A análise e a seleção das propostas serão feitas pela Comissão Editorial da RICE. A aceitação será comunicada, publicamente aos interessados, no prazo de trinta (30) dias após o fechamento das inscrições.

As propostas devem ser enviadas eletronicamente e-mail, pelo seguinte endereço: editora@unit.br. Como também aos Editores da Revista, recebimento será confirmado pela equipe da Revista.

Edição e publicação: o(s) dossiês aprovado(s) deverá(ão) ser publicado(s) nos números da Revista durante o ano em ordem estabelecida pela Comissão Editorial.

Caberá ao(s) coordenador(es) redigir o prefácio ao dossiê (de no máximo, cinco (5) páginas), introduzindo o conjunto de artigos e explicitando sua pertinência.

Uma vez aprovado(s) o(s) dossiê(s), os artigos e as resenhas serão submetidos aos mesmos procedimentos de avaliação, por pareceristas ad hoc, correntes na RIC- Educação. Os detalhes sobre os procedimentos de avaliação e resenhas estão no sitio eletrônico da Revista (https://periodicos.set.edu.br/) ou nas edições impressas recentes.

A critério da Comissão Editorial, o(s) coordenador(s) poderá(ão) substituir ou acrescentar artigos ou resenhas no decorrer do processo de edição.

Casos não previstos nesta chamada serão submetidos à decisão da Comissão Editorial da Revista Interface Científicas.

 

Declaração de Direito Autoral

À A Revista Interfaces Científicas Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.

A Revista Interfaces Científicas Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.