FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2012 E 2017

Ingrid Aline de Carvalho Ferrasa, Awdry Feisser Miquelin

Resumo


Este estudo objetiva compreender a formação inicial de professores de Ciências da Natureza e sua relação com o currículo. Para isto, é apresentada uma revisão bibliográfica sistemática das pesquisas brasileiras entre os anos de 2012 e 2017, disponíveis nas bases de dados da SciELO e IBICT. Teses, dissertações e artigos foram utilizados para responder a seguinte situação-problema: quais pesquisas sobre a formação inicial de professores de Ciências da Natureza no Brasil, entre 2012 e 2017, impactam diretamente sobre os currículos? Os resultados indicam que os aspectos metodológicos e de estudo teórico sobre o modelo vigente de currículo na formação inicial são os estudos predominantes. As propostas metodológicas são aquelas que impactam diretamente sobre o currículo, uma vez que requerem a aplicação para posterior análise da viabilidade. As mudanças que ocorrem se efetivam, embora inclinadas a situações pontuais no currículo nos cursos de formação.

Palavras-chave


Formação inicial de Professores; Ciências da Natureza; Currículo e Revisão Bibliográfica Sistemática.

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DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p158-173


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