EDUCAÇÃO REMOTA: ENTRE A ILUSÃO E A REALIDADE

Lynn Alves

Resumo


O referido artigo se propõe a discutir o contexto atual, que devido a pandemia do Coronavírus, afetou distintos setores da sociedade, inclusive a educação. Neste trabalho são discutidos conceitos como Educação a distância e educação remota no cenário público, mas destacando as experiências e práticas pedagógicas que vêm sendo realizadas em Salvador, na rede privada de ensino para educação básica. Para tanto, foi realizada uma interlocução com os documentos oficiais, artigos, reportagens que tratam do tema, bem como, dados de observação de práticas realizadas por crianças em atividades remota. Nas conclusões aponta-se trilhas para delinear ações no contexto do ensino remoto, durante e pós pandemia.

Palavras-chave


Coronavirus. COVID-19. Educação Remota. Educação a Distância.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAFI. CNE aprova parecer com diretrizes para reorganização dos calendários escolares e realização de atividades não presenciais pós retorno. Publicado em 28 de abril de 2020. Disponível em: https://www.abrafi.org.br/index.php/site/noticiasnovo/ver/3214. Acesso em: 5 maio 2020.

ALVES, L. R. G.. Práticas inventivas na interação com as tecnologias digitais e telemáticas: o caso do Gamebook Guardiões da Floresta. Revista de Educação Pública, v. 25, p. 574-593, 2016.

ALVES, L. R. G.; LAGO, A.; NOVA, C. C. Educação a distância e comunicação interativa. In: ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane (Org.). Educação e tecnologia: trilhando caminhos. Salvador: Uneb, 2003. v. 1. p. 11-34.

ALVES, L. R. G.; MOREIRA, J. A. (Org.). Tecnologias e aprendizagens: delineando novos espaços de interação. Salvador: Editora da UFBA, 2017. v. 1. 253p.

BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos; DA SILVA, Carlos Eduardo Menezes; SOARES, Fernando Ramalho Gameleira; SILVA, José Alexandre Meneses da. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia da COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva. Pré-print, Manuscript ID CSC – 2020-1079.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. LDB – Lei de Diretrizes e Bases. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO). Diretrizes. Brasília, junho de 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 356, de 19 de março de 2020. Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 356, de 20 de março de 2020. Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Medida Provisória nº 934, de 1 de abril de 2020. Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19. 28 de abril de 2020. Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília, DF, 2020.

CGI.BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC DOMICÍLIOS 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019a. Disponível em: http://twixar.me/DhlT. Acesso em: 28 dez. 2019.

CGI.BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC EDUCAÇÃO 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019b. Disponível em: http://twixar.me/FhlT. Acesso em: 28 de dez. 2019.

COUTINHO, Maria Sigmar. Uma análise crítica sobre as políticas públicas de TIC e Educação: a concretização nos NTEs em Salvador – Bahia. 2006. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, 2006.

COUTINHO, Maria Sigmar. Contextualizações e recontextualizações nas políticas de TIC e Educação: um estudo sobre o Proinfo Integrado nos NTM da Bahia. 2017. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 2017.

DOMENICI, Thiago Domenici. Faculdades da Laureate substituem professores por robô sem que alunos saibam. Publicado em 2 maio de 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/faculdades-da-laureate-substituem-professores-por-robo-sem-que-alunos-saibam.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwaAcesso em: 5 maio 2020.

DOU - Diário Oficial da União. Ato do Presidente da mesa do Congresso Nacional Nº 42, 2020. Brasília, Congresso Nacional, em 27 de maio de 2020. Disponível na URL: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/ato-do-presidente-da-mesa-do-congresso-nacional-n-42-de-2020-258914904. Acesso em: 29 maio 2020.

FREIRE, Luciana. Bahia chega a 100 óbitos por Covid-19; são 2.676 casos confirmados. Publicado em 29 de abril de 2020. Disponível em: https://www.metro1.com.br/noticias/bahia/91253,bahia-chega-a-100-obitos-por-covid-19-sao-2676-casos-confirmados. Acesso em: 30 abr. 2020.

GOMES, Helton. Como o Google quer fazer você esquecer do Zoom para videoconferências. Publicado em 29 de abril de 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/04/29/como-o-google-quer-fazer-voce-esquecer-do-zoom-para-fazer-videoconferencias.htm. Acesso em: 30 abr. 2020.

IDOETA, Paula Adamo. Os desafios e potenciais da educação à distância, adotada às pressas em meio à quarentena. Publicada em 17 de abril de 2020. Disponível em: https://cutt.ly/Myk24p1. Acesso em: 5 maio 2020.

LAPA, A. B.; PRETTO, Nelson de Luca. Inovar para a qualidade na educação digital. Lisboa-Portugal: Universidade Aberta, 2019. v. 6. 121p.

LUCCHESE, Bette. RJ avalia ‘lockdown’ caso curva de casos de Covid siga sem controle e a população fure o isolamento. Publicado em 29 de abril de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/04/29/governo-avalia-medidas-mais-rigidas-como-proibicao-de-circulacao-nas-ruas.ghtml. Acesso em: 2 maio 2020.

MALLOY-DINIZ, Leandro; COSTA, Danielle; LOUREIRO, Fabiano; MOREIRA, Lafaiete; SILVEIRA, Brenda; SADI, Herika; SOUZA, Tércio; SOARES, António; NICOLATO, Rodrigo; PAULA, Jonas Jardim de; MIRANDA, Débora; PINHEIRO, Mayra; CRUZ, Roberto; SILVA, António. Saúde mental na pandemia de COVID-19: considerações práticas multidisciplinares sobre cognição, emoção e comportamento. Debates em psiquiatria – ahead em print, 2020, p. 2-24.

PRESSE, France. Unesco: metade dos estudantes do mundo sem aulas por conta da Covid-19. Publicado 18 mar. 2020. Disponível na URL: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/03/18/unesco-metade-dos-estudantes-do-mundo-sem-aulas-por-conta-da-covid-19.ghtml. Acesso em: 18 mar. 2020.

PRETTO, Nelson de Luca. Uma escola com/sem futuro: educação e multimídia. 9. ed. Salvador-Bahia: EDUFBA, 2013. 258p.

PRETTO, Nelson de Luca. Educações, culturas e hackers: escritos e reflexões. Salvador-Bahia: EDUFBA, 2017.

RAHAL, Marcela. Secretário de Saúde admite possibilidade de lockdown em SP sob ‘catástrofe’. Publicado em 1 de maio de 2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/05/01/secretario-de-saude-admite-possibilidade-de-lockdown-em-sp-sob-catastrofe. Acesso em: 2 maio 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, S/A, 2020

UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. A UNESCO reúne organizações internacionais, sociedade civil e parceiros do setor privado em uma ampla coalizão para garantir a #AprendizagemNuncaPara. Publicado em 26 mar. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/unesco-reune-organizacoes-internacionais-sociedade-civil-e-parceiros-do-setor-privado-em-uma. Acesso em: 5 maio 2020.

VADE MECUM DO COVID-19. Leis e Portarias. Brasil, 27 de abril de 2020.

XIMENES, Salomão; FERNANDO, Cássio. Coronavírus e a “volta às aulas”. 31 de mar. 2020. Disponível em: https://diplomatique.org.br/coronavirus-e-a-volta-as-aulas/. Acesso em: 20 abr. 2020.

WHO – World Health Organisation. Rolling updates on coronavirus disease

(COVID-19) 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/events-as-they-happen. Acesso em: 2 maio 2020.




DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365


Indexada em: