VARIÁVEIS DA EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TÉCNICA E TECNOLÓGICA

  • André Luiz Ferreira de Oliveira Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal-Zona Norte.
Palavras-chave: REDE FEDERAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Resumo

O notável crescimento quantitativo pelo qual passaram, nos últimos anos, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em todo Brasil, tem despertado inquietações de pesquisadores de todo o país sobre a configuração organizacional deste tipo de instituição. Tal como as outras organizações integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) apresenta uma configuração organizacional escolar atípica, ao integrar vários subsistemas de educação sob o mesmo “guarda-chuva” infraestrutural e administrativo. Além disso, é possível perceber a desuniformidade que ocorreu nesse processo de expansão. As metas estabelecidas pelo MEC não foram cumpridas 100%, nem tão pouco foi encontrada explicação desse crescimento de acordo com as variáveis propostas. Estados considerados de potencial crescimento, tem números extremamente baixos, deixando-os em desvantagem quando se fala em democratização do Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Ferreira de Oliveira, Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal-Zona Norte.
Doutor em educação pela Universidade do Minho (UMinho), Portugal. Título foi revalidado pela Universidade de São Paulo (USP). E-mail: andre.oliveira@ifrn.edu.br Telefone: 84 9 9176-6226 Endereço: Rua das Algas, 2180, APTO 604, Ponta Negra. Natal-RN. CEP: 59090-410. Artigo construído a partir da tese de doutorado do autor, defendida em 2016, na Universidade do Minho - Portugal e revalidada em 2017 pela USP. Título da tese: O IFRN no âmbito das políticas públicas de expansão dos Institutos Federais no Brasil: uma representação das organizações de alunos, professores e gestores.
Publicado
2020-12-17
Como Citar
Oliveira, A. L. F. de. (2020). VARIÁVEIS DA EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TÉCNICA E TECNOLÓGICA. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 690-703. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p690-703
Seção
Artigos