FORMAÇÃO DOCENTE EM REDE: O OLHAR DE PROFESSORES SOBRE O BRINCAR LIVRE ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS E NOVAS RECONFIGURAÇÕES FORMATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p113-128Palavras-chave:
Cibercultura, formação de professores, brincar livre, ensino fundamentalPublicado
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Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar para compreender o brincar livre como fonte de experiências para crianças e o uso da conexão em rede para a formação de professores do ensino fundamental e monitores, envolvidos no projeto “Baú Brincante”, por meio de registro e narrativas, utilizando seus celulares smartphones. O “Baú Brincante” – é um caixa com materiais não estruturados para o brincar livre das crianças, um projeto realizado pelo Gepel/UFBA/UNEB/UESB em parceria com o Prof. Drº Gilles Brougère do grupo Experice da Universidade Paris XIII, Sorbonne, em Paris. Para este artigo, buscamos dialogar sobre a potencialidade do Baú Brincante para o fomento do brincar livre na escola e os potenciais da cibercultura, no processo de pesquisa e formação em rede para os atores implicados. Nesta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, os dados foram coletados por meio da observação, diários e registros com os fotografias, vídeos, áudios, e o uso de comunicadores instantâneos dos smartphones. As primeiras análises apontam a necessidade de constituição de ambientes formativos que estimulem o uso da conexão em rede, e dos dispositivos móveis, para as reflexões e compartilhamentos sobre o brincar livre, bem como para a troca das impressões sobre as observações, instigando os professores a descobrir os potenciais formativos e de colaboração destes dispositivos para a pesquisa e sua própria formação.Como Citar
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