Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Autores, títulos, resumos, descritores devem ser inseridos no local 'Inclusão de Metadados' no processo de submissão.
  • o Título que identifique o conteúdo em português, inglês e espanhol.
    o Nome completo do(s) autor(es), e-mail .
    o Afiliação: a afiliação de todos os autores é obrigatória no momento da submissão no Passo 3: Inclusão de Metadados. No campo 'Instituição/Afiliação' colocar as seguintes informações, nesta ordem: Instituição ou Universidade por extenso. Cidade, sigla do Estado, País.
    o Resumo informativo em português, inglês e espanhol com até 150 palavras cada;
    o Palavras-chave (Keywords, Palabras clave) constituídas de até quatro termos que identifiquem o assunto do artigo em português, inglês e espanhol, separados por ponto.
  • O artigo está escrito em Português, Inglês, Espanhol e possui relação com o campo da educação.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Em cada artigo tem, no máximo, três (3) autores; preferencialmente pertencentes a grupos de pesquisas. Exige-se que, pelo menos, um (1) dos autores tenham o título de doutor. O artigo de Redes Internacionais e Interinstitucionais de Pesquisadores (brasileiros e estrangeiros) poderá contemplar, no máximo, cinco (5) autores. Para controle de endogenia, ao publicar um texto na RICE, o autor ficará impedido de submeter outro texto a avaliação por um período de dois anos.
  • O autor registrou o número do ORCID (Open Researcher and Contributor ID) no “Perfil” do(s) autor(res) do artigo.
  • A titulação do autor, instituição, cidade da instituição, Estado, país, e-mail, grupo de pesquisa a que pertence e Orcid foram cadastrados no Metadados da Submissão. A ausência dessas informações, gerará arquivamento automático da submissão.
  • O texto não está identificado pelo autor, garantindo anonimato no processo de avaliação. As citações de autoria devem ser retiradas do texto, sendo inseridas posteriormente, a aprovação.
  • O artigo, em consonância com o que prescrevem estas Normas Gerais, é configurado para papel A4, observando as seguintes indicações: digitação em word for windows; margem direita/esquerda/superior/inferior 2,5 cm; fonte Calibri no corpo 12, com espaçamento entre linhas 1,0 cm (simples). Nas citações (a partir de quatro linhas), o espaçamento é simples e a fonte 11 e recuo de 2 cm.
  • O resumo deve conter um texto não estruturado com até 250 palavras incluindo objetivos, métodos, resultados e conclusões.
  • As palavras-chave devem conter de três a cinco palavras que os autores acham que expressam os temas principais do 11 artigo, em ordem alfabética, separados por ponto e começando com letra maiúscula. Essas palavras-chave devem ser diferentes das palavras já utilizadas no título e no resumo, para melhorar a descoberta do artigo por leitores que façam uma pesquisa em bases de dados.
  • O artigo original (português, espanhol, inglês, francês e italiano), deve conter preferencialmente, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e tamanho entre 12 a 18 laudas (espaço simples).
  • Abreviaturas e siglas devem ser evitadas e, quando necessário, definidas na primeira vez em que são utilizadas no texto.
  • Os autores podem e devem usar subtítulos curtos, especialmente aqueles relativos aos itens das diretrizes de relatório de pesquisa. Conforme necessário, use itálico, sobrescrito e subscrito, mas não use negrito. Não insira quebras de página ou seção.
    Registrar, nas referências, somente, os autores citados no corpo do texto.
  • As notas devem ter caráter unicamente explicativo e constar no rodapé da mesma página em que aparecem devendo assim estar no corpo do texto. Cada nota explicativa deverá conter, no máximo, cinco (5) linhas.
  • As figuras e imagens constantes no artigo devem ser de alta resolução, sendo um critério de impedimento de avaliação. Devem ser inseridas no texto do documento principal, marcadas com seu número de pedido em algarismos arábicos. Um máximo de 6 figuras/tabelas podem ser incluídas em cada documento. Os dados apresentados nas tabelas devem ser comentados, mas não repetidos no texto. Um breve título descritivo deve ser fornecido para cada figura / tabela. Todas as informações contidas nas figuras e tabelas devem estar em fonte Calibri, corpo 11, espaçamento entre linhas 1,0.
  • A formatação do manuscrito, as referências bibliográficas e as menções de autores no texto subordinar-se-ão às Normas da ABNT. Os autores devem usar até 40 referências, sendo que pelo menos 70% delas devem ser dos últimos cinco anos.
  • Não utilizar travessão (______) e sim repetir o nome do autor, quando houver mais de uma referência.
  • O não cumprimento dos itens destacados, acarretará a recusa automática da submissão.

Diretrizes para Autores

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Diretrizes para Autores

  1. Processo e tempo da Avaliação: Os originais submetidos passam por três fases de avaliação. A primeira consiste na triagem realizada pela equipe da revista que examina se o texto segue as normas estipuladas nas “Diretrizes para Autores” bem como o correto preenchimento do Metadados da Submissão – qualquer incoerência nesta etapa já é motivo para o arquivamento do texto submetido. A segunda, uma avaliação preliminar feita pelo Comitê Editorial que visa identificar a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação. A terceira fase é uma avaliação duplo-cega que avalia a contribuição e a qualidade do artigo para a área do conhecimento. A decisão final volta ao Comitê Editorial.
  2. A Revista Interfaces Científicas - Educação aceita trabalhos resultados de investigação (artigo científico) ou ensaios científicos com foco, preferencialmente, no campo da Educação. A Revista não publica Resenhas de livros, Comunicações e/ou Entrevistas.
  3. Artigos inéditos podem ser escritos em Português, Inglês, Espanhol e precisam necessariamente tem relação com o campo da educação.
  4. Em cada artigo, poderá haver, no máximo, três (3) autores; preferencialmente pertencentes a grupos de pesquisas. Exige-se que, pelo menos, um (1) dos autores tenham o título de doutor. O artigo de Redes Internacionais e Interinstitucionais de Pesquisadores (brasileiros e estrangeiros) poderá contemplar, no máximo, cinco (5) autores. Para controle de endogenia, ao publicar um texto na RIC - Educação, o autor ficará impedido de submeter outro texto a avaliação por um período de dois anos.
  5. O autor deve registrar o número do ORCID (Open Researcher and Contributor ID) no “Perfil” do(s) autor(res) do artigo.
  6. A titulação do autor, instituição, cidade da instituição, Estado, país, e-mail, grupo de pesquisa a que pertence e Orcid devem ser cadastrados no Metadados da Submissão. A ausência dessas informações, gerará arquivamento automático da submissão.
  7. O texto não poderá estar identificado pelo autor, garantindo anonimato no processo de avaliação. As citações de autoria devem ser retiradas do texto, sendo inseridas posteriormente, a aprovação.
  8. O artigo original e Inédito aprovado deverá ser publicado, concomitantemente, em língua portuguesa e em língua inglesa. O(s) autor(es) deve(m) apresentar uma declaração de que o artigo em língua inglesa foi traduzido por um especialista reconhecido.
  9. O artigo, em consonância com o que prescrevem estas Normas Gerais, é configurado para papel A4, observando as seguintes indicações: digitação em word for windows; margem direita/esquerda/superior/inferior 2,5 cm; fonte Calibri no corpo 12, com espaçamento entre linhas 1,0 cm (simples). Nas citações (a partir de quatro linhas), o espaçamento é simples e a fonte 11 e recuo de 2 cm.
  10. O título deve conter o título do artigo com até 35 palavras e deve mencionar o desenho do estudo.
  11. O resumo deve conter um texto não estruturado com até 250 palavras incluindo objetivos, métodos, resultados e conclusões.
  12. As palavras-chave devem conter de três a cinco palavras que os autores acham que expressam os temas principais do 11 artigo, em ordem alfabética, separados por ponto e começando com letra maiúscula. Essas palavras-chave devem ser diferentes das palavras já utilizadas no título e no resumo, para melhorar a descoberta do artigo por leitores que façam uma pesquisa em bases de dados.
  13. O artigo original (português, espanhol, inglês), deve conter preferencialmente, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e tamanho entre 12 a 18 laudas (espaço simples).
  14. Abreviaturas e siglas devem ser evitadas e, quando necessário, definidas na primeira vez em que são utilizadas no texto.
  15. Os autores podem e devem usar subtítulos curtos, especialmente aqueles relativos aos itens das diretrizes de relatório de pesquisa. Conforme necessário, use itálico, sobrescrito e subscrito, mas não use negrito. Não insira quebras de página ou seção.
  16. Registrar, nas referências, somente, os autores citados no corpo do texto. 
  17. As notas devem ter caráter unicamente explicativo e constar no rodapé da mesma página em que aparecem devendo assim estar no corpo do texto. Cada nota explicativa deverá conter, no máximo, cinco (5) linhas.
  18. As figuras e imagens constantes no artigo devem ser de alta resolução, sendo um critério de impedimento de avaliação. Devem ser inseridas no texto do documento principal, marcadas com seu número de pedido em algarismos arábicos. Um máximo de 6 figuras/tabelas podem ser incluídas em cada documento. Os dados apresentados nas tabelas devem ser comentados, mas não repetidos no texto. Um breve título descritivo deve ser fornecido para cada figura / tabela. Todas as informações contidas nas figuras e tabelas devem estar em fonte Calibri, corpo 11, espaçamento entre linhas 1,0. 
  19. A formatação do manuscrito, as referências bibliográficas e as menções de autores no texto subordinar-se-ão às Normas da ABNT Os autores devem usar até 40 referências, sendo que pelo menos 70% delas devem ser dos últimos cinco anos. Siga as instruções e exemplos abaixo para o formato:

Citação indireta de obra com um autor (FERRONATO, 2016).

Citação indireta de trabalho com dois autores (PORTO; FERRONATO, 2020).

Citação indireta de trabalho de três autores (PORTO et al., 2020; MATOS et al., 2020).

Citação direta de até três linhas permanece dentro do texto, usando aspas: “Xxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxx”.

A citação direta com mais de três linhas deve estar em um único parágrafo com 4 cm de margem esquerda, fonte tamanho 11, sem aspas.

NORMAS ABNT

ABNT. NBR 6022: informação e documentação – artigo em publicação periódica científica impressa – apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

ABNT. NBR 6023: informação e documentação (referências – Elaboração)

ABNT. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 1990.

ABNT. NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. Rio de Janeiro, 2002.(informações pré-textuais, informações textuais e informações pós-textuais)

ABNT. NBR 10520: informações e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

Artigos

Processo de Avaliação por Pares

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia dos editores da Revista e, posteriormente, à avaliação por processo de peer review (revisão por pares) feita pelo menos por dois pareceristas um interno e ou externo. A aceitação final dos artigos depende de recomendação dos avaliadores, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) e aprovação final dos editores. Todo processo será feito por via eletrônica, iniciando-se com o parecer de um dos componentes do Conselho Editorial, que reconhecerá ou não o artigo como dentro do escopo da revista.

Periodicidade

A publicação será quadrimestral, sendo a recepção de originais em fluxo contínuo.

 

Política de Acesso Livre

A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.