FAMÍLIA E ESCOLA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO

Palavras-chave: Família, Escola, Criança, Deficiência

Resumo

Este artigo apresenta um estudo bibliográfico, do tipo revisão integrativa, com coleta de dados realizada a partir de fontes secundárias, cujo objetivo foi identificar e analisar dissertações e teses sobre os temas família, deficiência e escola. A coleta dos dados foi realizada em novembro de 2018 de forma online. O material foi selecionado na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) a partir do cruzamento dos termos de busca em todos os campos. Os estudos aqui analisados nos instigaram a problematizar os desafios, contradições, e percepções sobre o tema inclusão escolar e nos permitiram destacar alguns pontos críticos que ainda estão presentes nesse campo que se expressam, por exemplo, na falta comunicação entre as áreas médicas, sociais, psicológicas, pedagógicas e familiares, para que estes saberes se integrem, proporcionando avanços educacionais e de fato uma escola para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Perez Gonçalves de Moura, Universidade Feevale
Docente do curso de graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Desenvolve pesquisas sobre temáticas interdisciplinares na interface com Psicologia Social, com ênfase em práticas psicossociais, políticas públicas, práticas de educação em espaços não escolares, modos de subjetivação, pesquisa qualitativa.
Neli Terezinha Costa, Universidade Feevale
Graduação em Bacharel em Psicologia - Universidade Feevale Pós Graduação em " Lato Sensu" Sociopsicodrama - IMED Mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social - Universidade Feevale
Anna Regina Grings Barcelos, Universidade Feevale
Graduação em Educação Física - Universidade Feevale Pós graduação em Educação Física para Terceira Idade - Unisinos Mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão social - Universidade Feevale

Referências

BAZON, Fernanda Vilhena Mafra. As mútuas influências, família-escola, na inclusão escolar de crianças com deficiência visual. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. doi:10.11606/T.48.2009.tde-14122009-10293. Acesso em: 2018-12-27.

BEYER, O. Da Integração escolar à educação inclusiva: implicações pedagógicas. In: BAPTISTA, C. R. (Org.) Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006.p. 73 -81.

BRADT, J.O. Tornando-se Pais: Famílias com Filhos Pequenos. In: B. Carter & M. McGoldrick. As Mudanças no Ciclo de Vida Familiar: uma Estrutura para a Terapia Familiar. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1995.

BRASIL. Estatuto da Pessoa com Deficiência – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2015. 65 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/513623/001042393.pdf. Acesso em 10 dez 2018.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, Câmera dos Deputados, Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

BRITO, Dorca Soares de Lima. Famílias de crianças com deficiência e a escola comum: necessidades dos familiares e construção de parceria. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados/ MS, PPG em Educação: 2016.

BUSCAGLIA, L. Os Deficientes e seus Pais. Trad. Raquel Mendes. 3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.

CRUZ, Daniela Messa e Melo. O que a família de crianças com deficiência tem a nos dizer sobre a inclusão escolar de seus filhos? Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espirito Santo. Centro de Educação Diversidade e Pratica Educacionais, Vitória/ES, 2013.

DELMORE-KO, P.; PANCER, S.M.; HUNSBERGER, B.; PRATT, M. Becoming a Parent: Relation between Prenatal Expectations and Postnatal Experience. Journal of Family Psychology, Washington, DC: APA, v. 14, n. 4, pp. 625-640, 2000

DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005

ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010. 2222 p. ISBN 978-85-385-4198-1.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2001.

JONES, Andreza Batista. Percepção da inclusão social na visão da família e educadores de crianças com deficiências múltiplas. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Departamento de Psicologia, São Paulo/SP, 2013

KLAUS, M.; KENNELL, J.; KLAUS, P. Vínculo: construindo as bases para um apego seguro e para a independência. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

LÉVY-STRAUSS, Claude. Minhas Palavras. São Paulo: Brasiliense. 1986

MENDES, Karina D. S.; SILVEIRA, Renata C. C. P.; GALVAO, Cristina M.. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, Dec. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 novembro de 2018.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIFIS). Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para a Família de Classificações Internacionais, org.; coordenação da tradução Cassia Maria Buchalla. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo – EDUSP; 2003.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração dos direitos das pessoas deficientes. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec_def.pdf. Acesso em: 11 de agosto de 2019.

SILVA, Otto Marques da. A Epopeia Ignorada: A pessoa deficiente na historia do Mundo de Ontem e de Hoje. São Paulo: CEDAS,1986

Publicado
2020-12-17
Como Citar
Moura, E. P. G. de, Costa, N. T., & Barcelos, A. R. G. (2020). FAMÍLIA E ESCOLA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 661-675. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p661-675
Seção
Artigos