UM DESENHO METODOLÓGICO PARA ENGAJAR E MOTIVAR OS ALUNOS NAS AULAS REMOTAS NA PANDEMIA DO COVID-19

Resumo

Este artigo apresenta um desenho metodológico para ser aplicado em aulas remotas tomando como base boas práticas pedagógicas oriundas da Educação a Distância, Aprendizado Colaborativo e Metodologias Ativas. A proposta é aplicada em quatro turmas de Interação Humano-Computador (IHC), de dois cursos da área de tecnologia da informação em uma universidade do nordeste do Brasil. Para avaliar a experiência dos alunos com as práticas pedagógicas aplicadas durante as aulas, foi utilizada uma técnica proveniente da área de Experiência do Usuários (User eXperience – UX). O legado do estudo pode contribuir para que professores de diferentes áreas possam melhorar a experiência dos alunos em aulas remotas durante e pós pandemia do Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Henrique Kronbauer, Universidade do Estado da Bahia
Doutor em Ciência da Computação, na área de Interação Humano-Computador pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2013), mestre em Informática, na área de Redes de Computadores pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 1998) e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ - 1993). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Professor Adjunto da Universidade Salvador (UNIFACS). Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPGCOMP - UNIFACS) e do corpo docente do Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC - UNEB). Suas áreas de interesse são: Interação Humano-Computador, Usabilidade para Dispositivos Móveis, Avaliação da Experiência do Usuário (User eXperience - UX), Interações Naturais, Computação Ubíqua e Pervasiva, Ambientes Inteligentes, Educação e Novas Tecnologias.

Referências

ALVES, N. G. Formação de docentes e currículos para além da resistência. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 71, 2017.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.

BARBOSA, A. M.; VIEGAS, M. A. S.; BATISTA, R. L. N. F. F. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 255–280, 2020.

BRADLEY, M. M.; LANG, P. J. Measuring emotion: The self-assessment manikin and the semantic differential. Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry, v. 25, n. 1, p. 49–59, 1994.

BRASIL. Portaria Nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais. Disponível em: < http://www.in.gov.br/ en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872>. Acesso em: 18 jun. 2020.

CRESWELL, J. Projeto de Pesquisa. Porto Alegre: 3.ed. Penso Editora, 2010.

DE MELO FIGUEIREDO, C. A. D.; DE OLIVEIRA, A. J. F.; FELIX, N. M. R. Metodologias ativas na formação de professores da modalidade de ensino a distância. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 12, n. 21, p. 168-180, 2020.

FERNANDES, F.; SCHERER, S. Constituição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Uma Disciplina, Espaços Virtuais, Interações. EaD em Foco, v. 10, n. 1, p. 20-20, 2020.

GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

KAASINEN, E. et al. Defining user experience goals to guide the design of industrial systems. Behaviour & Information Technology, v. 34, n. 10, p. 976-991, 2015.

MOREIRA, J. A.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. M. V. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020.

PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. S. P. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, maio 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educa cao-online>. Acesso em: 23 de jun. 2020.

SANTOS, E.; CARVALHO, F. S. P.; PIMENTEL, M. Mediação docente online para colaboração: notas de uma pesquisa-formação na cibercultura. ETD: Educação Temática Digital, v. 18, n. 1, p. 23-42, 2016.

Publicado
2020-12-17
Como Citar
Kronbauer, A. H. (2020). UM DESENHO METODOLÓGICO PARA ENGAJAR E MOTIVAR OS ALUNOS NAS AULAS REMOTAS NA PANDEMIA DO COVID-19. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 611-626. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p611-626
Seção
Artigos