CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p366-377

Autores

  • JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • FRANCISCA DANIELA LIRA MOTA

Palavras-chave:

Biologia, Docência, Formação

Publicado

2020-08-19

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Artigos

Resumo

A participação em programas de contribuição para a formação docente, como o projeto de monitoria acadêmica contribui para o discente desenvolver sua própria didática e favorecer sua formação, realizando atividades de pesquisa ensino e extensão, complementando o papel do docente e criando uma relação bilateral de aprendizagem. Assim o presente trabalho objetivou analisar as contribuições do programa de monitoria acadêmica na formação docente para os discentes monitores de um curso de Ciências Biológicas. Para isso aplicou-se um questionário aos 10 estudantes que realizaram o exercício da monitoria em disciplinas no curso em questão, durante o ano de 2016. Os monitores alegaram optar pela monitoria devido às horas complementares, afinidade com a disciplina (9 alunos) e oportunidade de aperfeiçoar a formação docente (6 alunos) além de, em unanimidade, corroborarem como importante contribuinte da formação para o fazer docente, propiciando a compreensão da diversificação metodológica e dinamização das aulas das disciplinas contempladas com monitoria. Dessa forma, os resultados apontam para uma positiva contribuição da monitoria acadêmica na formação docente dos futuros professores.

Como Citar

MENEZES, J. B. F. D., & MOTA, F. D. L. (2020). CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 366–377. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p366-377

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