v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo

					Visualizar v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo

Apresentamos aos leitores e autores e a todos os interessados em temáticas que tratam de questões educacionais,  mais uma edição do periódico, Revista Interfaces Cientificas-Educação. Este número brinda leitores e pesquisadores com um conjunto de textos que tratam da educação nos seus mais diversos aspectos, temporalidades e ambiências, que caminham entre a memória e as novas tecnologias. Assim, os processos educativos são tratados de maneira múltipla e diversificada.

Essa edição é de fluxo contínuo, e todos os meses de 2021 serão publicados artigos nessa publicação. 

Boa leitura!

Publicado: 2021-04-28

Artigos

  • QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: um alvo a ser alcançado

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p9-18
    Ana Carolina Beserra
    9-18
  • NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p19-32
    Sílvia Adriana Rodrigues, Juliana Aparecida Matias Zechi, Vera Luisa de Sousa, Alberto Albuquerque Gomes
    19-32
  • O LUGAR DOS ROTEIROS PRÁTICOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p33-46
    Lara Cristina de Queluz Andrade, Daniela Franco Carvalho
    33-46
  • ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p47-62
    Rosângela Luz Matos, Raquel Maciel Paulo dos Anjos
    47-62
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHAR PARA AS CRIANÇAS DO CAMPO NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SUDOESTE BAIANO

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p63-75
    Sandra Márcia Campos Pereira, Relva Lopes Chaves Soares, Maria Iza Pinto de Amorim Leite
    63-75
  • A MATEMÁTICA E O ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: METODOLOGIAS DE MEDIAÇÃO E A ELABORAÇÃO DE CONCEITOS

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p76-92
    Elisângela Bezerra Magalhães, Jorge Carvalho Brandão, Maria José Costa dos Santos
    76-92
  • PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE 2007 A 2017

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p93-105
    CICERA AUREA FONTES VILELA, MARIANNE LOUISE MARINHO MENDES
    93-105
  • PERCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p106-118
    Júlia Graciela de Souza, Mariana Lopes Junqueira, Marcia Regina Selpa Heinzle
    106-118
  • A DIALÉTICA RACIONAL NA RELAÇÃO PRÁTICA EDUCATIVA EM UM AMBIENTE DE INTERVENÇÃO ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p119-132
    Luiz Carlos Pereira Santos, Eline Alves Santos, Daniela Venceslau Bitencourt, Luzinete Santos Santana
    119-132
  • FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELO VIÉS DO INSTAGRAM

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p133-144
    Annie Gomes Redig, Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro
    133-144
  • METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p145-156
    Ana Sara Castaman, Lis Angela De Bortoli
    145-156
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO INSTRUMENTO DE RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO: MEMÓRIAS DO PARANOÁ/UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p157-170
    Maria Luiza Ferreira Duques, Cláudio Eduardo Félix dos Santos
    157-170
  • ASPECTOS RELACIONAIS DA LINGUAGEM VERBO-VISUAL AO PROCESSO DA GÊNESE DE UM LIVRO ILUSTRADO: UMA CONSTRUÇÃO NARRATIVA

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p171-185
    Alisson Thiago do Nascimento, Josie Agatha Parrilha da Silva
    171-185
  • CURRICULUM ACTS AND NETWORK EDUCATION IN THE COMMUNITY SERVICE AND STRENGTHENING OF BONDS

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p186-199
    Simone de Lucena Ferreira, Everton de Almeida Nunes, Bruna Santana de Oliveira
    186-199
  • A REALIDADE AUMENTADA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIT/AL

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p200-211
    Fabiano dos Santos Brião, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
    200-211
  • ENSINAR DIVERSIDADE, APRENDER SOLIDARIEDADE

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p212-222
    Wilton Garcia
    212-222
  • DOCÊNCIA E GESTÃO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO EMPRESARIAL PARTICIPATIVA

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p223-237
    Victor Hugo de Oliveira Marques
    223-237
  • VIDEOAULAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p238-249
    Ana Raquel Lopes, Francisca Rayane da Silva, Antônio Francinaldo Fonseca de Araújo, Diogo Pereira Bezerra
    238-249
  • POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E O PNE: PERCEPÇÕES SOBRE AS METAS 19 E 20 EM UM COLÉGIO ESTADUAL DE GOIÁS

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p250-262
    Gilmara Barbosa de Jesus, Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Veronise Francisca dos Santos Lima Rebouças
    250-262
  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO POLÍTICA EDUCACIONAL: ANÁLISE DE PROJETOS PREMIADOS NA CIDADE DE SÃO PAULO

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p263-274
    Ana Maria Klein, Paula Toledo Lara dos Santos, Flaviana de Freitas Oliveira
    263-274
  • A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: ANOTAÇÕES A PARTIR DOS GOVERNOS DE COLLOR, FERNANDO CARDOSO E LULA

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p275-291
    José Júlio César do Nascimento Araújo, Marcondes de Lima Nicácio, Selma Suely Baçal de Oliveira
    275-291
  • POLÍTICAS PÚBLICAS E EVASÃO: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, ÀS LICENCIATURAS. SIM! MAS, E DEPOIS?

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p292-305
    Marilene Francieli Wilhelm, Marli Terezinha Szumilo Schlosser
    292-305
  • NEOLIBERALISMO, TERCEIRA VIA E O GERENCIALISMO NA GESTÃO EDUCACIONAL: (DES)CAMINHOS DO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p306-317
    Tatiana Oliveira Couto Silva, Eduardo Fofonca
    306-317
  • INCLUSÃO E SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p318-331
    Nataly Farias de Goes, Rosângela da Luz Matos
    318-331
  • DIREITO À EDUCAÇÃO DAS PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS EM INTERFACE COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p332-341
    Paula Varlanes Brito Morais, José Jackson Reis dos Santos, Danúsia Cardoso Lago
    332-341
  • FORMAÇÃO CONTINUADA E OS DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO À LUZ DA LITERATURA RECENTE

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p348-360
    Mara Dantas Pereira, Míria Dantas Pereira, Luiz Anselmo Menezes Santos
    348-360
  • EGODOCUMENTOS COMO FONTES PARA A HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO OITOCENTISTA: LEVANTAMENTO EM BIBLIOTECAS DE BRASÍLIA

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p361-376
    Juarez José Tuchinski dos Anjos, Gleicielen Araújo de Souza
    361-376
  • INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE

    Mariana Oliveira Leite Silva, Vivian Massullo Silva, Maria Beatriz Ribeiro Prandi-Gonçalves
    377-392
  • ASPECTOS DIDÁTICOS E O CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL

    Elzenir Pereira de Oliveira Almeida, José Lucas Santos Oliveira, Leonardo Lucas dos Santos Dantas, Pedro Silva dos Santos, Edevaldo Silva
    393-406
  • AS INTERAÇÕES E O BRINCAR NA E COM A NATUREZA: CONSTRUINDO UMA INFÂNCIA DESEMPAREDADA NA CRECHE Building an unpaired childhood na creche

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p407-423
    Viviane Graciele de Araujo Valerio, Marta Regina Paulo da Silva
    407-423
  • ATIVIDADES EDUCATIVAS EM MUSEUS DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p424-440
    Roberta Giglio, Gabriela Sehnem Heck, José Luís Ferraro
    424-440
  • PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE DE BACHARÉIS: ESTUDO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL STUDY OF THE POSTGRADUATE PROGRAM IN EDUCATION OF THE UNIVERSITY OF CAXIAS DO SUL

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p441-454
    Cristian Giacomoni, João Paulo Borges da Silveira
    441-454
  • CONCEITOS E IMPLICAÇÕES DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19)

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p455-467
    Danilo da Costa, João Carlos Gonçalves, Jonas Rodrigo Gonçalves
    455-467
  • EDUCAÇÃO BRASILEIRA: APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO E AVALIADOS

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p468-474
    Renan Antônio da Silva, Pedro Demo
    468-474
  • EDUCAÇÃO REMOTA: ENTRE A ILUSÃO E A REALIDADE

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p475-495
    Lynn Rosalina Gama Alves
    475-495