NEOLIBERALISMO, TERCEIRA VIA E O GERENCIALISMO NA GESTÃO EDUCACIONAL: (DES)CAMINHOS DO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p306-317Palavras-chave:
Gerencialismo. Terceira Via. Políticas educacionais. Financiamento da educação.Publicado
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O estudo em questão discute a necessidade da educação escolar trabalhar em busca, além da formação profissional exigida pelo mundo do trabalho, de uma formação humana completa, omnilateral, que deve ser almejada para o estabelecimento de uma sociedade sem divisão de classes. Na sequência, o estudo apresenta as mudanças ocorridas na gestão pública desde a década de 90, a partir da adoção do modelo do Gerencialismo, como proposta de gestão escolar, baseado em um modelo empresarial de administração que pretende superar o modelo burocrático. Assim, analisa-se a situação política e econômica do Brasil no governo Temer, discutindo a influência do neoliberalismo de terceira via nas políticas públicas, em específico na política educacional. Desse modo, ressalta-se a ênfase na promoção de parcerias público-privadas na criação de instâncias de participação popular na gestão escolar. Propõe, por fim, uma reflexão sobre a importância da população brasileira apropriar-se dos espaços de participação democrática, lutando por maiores investimentos na educação pública, enquanto que os educadores precisam resistir as reformas governamentais que desvalorizam o magistério e tiram o foco de uma educação para a transformação social.Como Citar
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