POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E O PNE: PERCEPÇÕES SOBRE AS METAS 19 E 20 EM UM COLÉGIO ESTADUAL DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p250-262Palavras-chave:
Políticas educacionais, Gestão democrática, Financiamento da educação, Escola pública em Goiás, PNE (2014/2024).Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Esse estudo teve como objetivo identificar a percepção dos sujeitos de um Colégio Estadual de Ensino Médio da cidade de Anápolis – GO1 acerca de gestão democrática e financiamento da educação, procurando analisar se está em conformidade com as metas 19 e 20 do Plano Nacional de Educação – PNE 2014/2024, que tratam da gestão democrática e os investimentos públicos em educação. O estudo foi realizado por meio de entrevista com a equipe gestora (diretor e secretária), coordenação e professores. Tendo como suporte metodológico, a revisão de literatura, ou seja, análise de livros, artigos publicados em revistas especializadas e banco de dados publicados na Internet. O aporte teórico fundamentou-se em Aguiar (2018), Dourado (2017), Saviani (2018), Brzezinski (2017) dentre outros. Foi constatado que o financiamento adequado e a gestão democrática tornaram-se premissas fundamentais para a garantia do acesso e permanência dos alunos na Escola. Percebe-se também, vários desafios para que estas metas sejam de fato efetivadas pelo Colégio.Como Citar
Referências
AGUIAR, Márcia Ângela da Silva. 20 Anos de LDB: da Base Nacional Comum à Base Nacional Comum Curricular. BRZEZINSKI, Iria. LDB/1996 vinte anos depois: projetos educacionais em disputa. São Paulo: Cortez, 2018 (Prelo).
AMARAL, Nelson Cardoso. Financiamento da educação básica e o PNE. Ainda e sempre, muitos desafios. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 8, n. 15, p. 293-311, jul./dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: MEC/SEED, 1988.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei N. 9.394/96. Brasília: MEC/SEED, 1996.
_______. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, 2014.
DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação: o epicentro das políticas de Estado para a educação brasileira. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária/UFG/ANPAE, 2017, p.153-166.
GOLDENBERG, Mírian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.
PARO, Vitor Henrique. Eleição de Diretores de Escolas Públicas: Avanços e Limites da Prática. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.77, n.186, p. 376-395, maio/ago. 1996.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SABIA, Claudia Pereira de Pádua; ALANIZ, Érika Porceli. Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2014): Limites, avanços e perspectivas. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, v.1, n.1, p.35-63, jul./dez. 2015. Disponível em:
. Acesso em: 27 jul.2018.
SAVIANI, Demerval. O legado educacional do século XIX. São Paulo: Editores Associados, 2018.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.