PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE DE BACHARÉIS: ESTUDO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
STUDY OF THE POSTGRADUATE PROGRAM IN EDUCATION OF THE UNIVERSITY OF CAXIAS DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p441-454Publicado
2021-11-27
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O presente estudo objetiva refletir sobre a profissionalização de bacharéis em sala de aula, ou seja, pessoas com formação em nível de Bacharelado, mas que atuam ou desejam atuar enquanto docentes. Este estudo ampara-se em Anastasiou (2005), Libâneo (2011), Tardiff (2002), dentre outros autores para compreender como ocorre a constituição do bacharel enquanto docente e sua profissionalização, evidenciando as competências e habilidades trabalhadas e desenvolvidas, ou não, durante sua formação. Aliada à discussão teórica, realizamos um estudo junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), investigando os percursos dos bacharéis que buscaram continuar suas formações no referido programa, identificando vínculos com a educação, à docência e aprimoramentos nas carreiras. Dos 160 egressos do programa, 48 possuem formação única em bacharelado, sendo que destes, 37 possuem trajetória profissional relacionada à docência. Destacamos a importância da busca por formação no campo educacional por bacharéis que atuam enquanto docentes, seja em cursos de formação de professores ou mesmo em programas de pós-graduação, que não visam preparar para a docência e sim para a pesquisa, mas que podem contribuir à reflexão sobre a Educação e o fazer profissional. Por fim, é salutar que as instituições ofereçam formação a seus docentes, como forma de qualificação continuada, aprimorando metodologias, se atualizando com as tecnologias e contribuindo com a práxis no que tange os processos de ensino e aprendizagem.Como Citar
Giacomoni, C., & Borges da Silveira, J. P. (2021). PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE DE BACHARÉIS: ESTUDO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL: STUDY OF THE POSTGRADUATE PROGRAM IN EDUCATION OF THE UNIVERSITY OF CAXIAS DO SUL. Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 441–454. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p441-454