VIDEOAULAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p238-249Palavras-chave:
Ensino de Química, Produção de Vídeo, Propriedades Coligativas.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
O presente artigo tem como objetivo o uso de vídeos em sala de aula, suas aplicações e como o mesmo pode ser de fácil utilidade nas aulas de química. Bem como identificar o impacto causado pelo uso da tecnologia em sala de aula. A abordagem metodológica adotada foi de natureza bibliográfica, exploratória e qualitativa, usando como estratégia um estudo de caso assim como a elaboração de um vídeo com o assunto de Propriedades Coligativas realizado pelos discentes do segundo ano da Escola Estadual João Manoel Pessoa, na cidade de Itajá/RN. A elaboração e a aplicação dos vídeos em sala, possibilitou aos discentes experimentarem diferentes vertentes nos diversos contextos dos assuntos de química, tornando assim, a aprendizagem mais significativa e diferenciada.Como Citar
Referências
BENITE, A. M. C.; BENITE, C. R. M. O computador no ensino de química: Impressões versus realidade. Em Foco as escolas públicas da Baixada Fluminense. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 2, p. 1-20, 2008.
CANDEIAS, C, N, B. CARVALHO, L, H, P. O USO DE VIDEOAULAS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA. In: Simpósio Internacional de Educação e Comunicação. 14 a 16 de setembro de 2016. Anais, UNIT- Aracaju- SE, p 14.
EICHLER, M. L.; GONÇALVES, M. R.; SILVA, F. O. M.; JUNGES, F.; DEL PINO, J. C. Uma proposta para o desenho interdisciplinar de ambientes virtuais de aprendizagem de ciências. Revista Novas Tecnologias na Educação, RENOTE, v. 1, n. 2, 2003.
KENSKI, V.M. Educação e tecnologia: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LEITE, B. S. Aprendizagem Tecnológica Ativa. Revista Internacional de Educação Superior, v. 4, n. 3, p. 580-609, 2018
LEITE, B. S. M-Learning: O uso de dispositivos móveis como ferramenta didática no Ensino de Química. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, n. 3, p. 55-68, 2014.
LEITE, B. S. Tecnologias no ensino de química: teoria de prática na formação docente. Curitiba: Appris, p. 363, 2015.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. E.P.U., São Paulo, 2012.
MARTINS, M. L. Z. Aprender a ensinar com as novas mídias. p. 202, 1985.
PIRES, E. G. A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 1, p. 281-295, 2010.
RAUPP, D.; EICHLER, M. L. A rede social Facebook e suas aplicações no ensino de química. Revista Novas Tecnologias na Educação, RENOTE, v. 10, n. 1, 2012.
REZENDE, L. A. História das ciências no ensino de ciências: contribuições dos recursos audiovisuais. Ciência em Tela, v. 1, n. 2, p. 1-7, 2008.
SILVA, A. C.; SEKI, J. T. P.; PEREIRA, R. S. G. A vídeo aula enquanto recurso audiovisual na educação matemática: A construção de uma proposta a partir de avaliações diagnósticas. Revista Tecnologias na Educação, n. 14, p. 1-14, 2016.
SILVA, D. C. S. M; LEITE, S. S. Q; LEITE, S. B. O vídeo como ferramenta para o aprendizado de química: um estudo de caso no sertão pernambucano. Revista Tecnologias na Educação, v. 17, 2016
SILVA. J. L. et al. A Utilização de Vídeos Didáticos nas Aulas de Química do Ensino Médio para Abordagem Histórica e Contextualizada do Tema Vidros. Revista Química Nova na Escola. v. 34, n. 4, p. 189-200, 2012