INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE

Autores

  • Mariana Oliveira Leite Silva Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
  • Vivian Massullo Silva Universidade Federal de São Carlos - UFSCar / Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP https://orcid.org/0000-0002-5559-8789
  • Maria Beatriz Ribeiro Prandi-Gonçalves Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP http://orcid.org/0000-0003-3514-1834

Palavras-chave:

Pedagogia Hospitalar. Equipe Multiprofissional.

Publicado

2021-09-23

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Edição

Seção

Artigos

Resumo

A pedagogia hospitalar compreende o atendimento pedagógico fornecido a crianças e adolescentes hospitalizados, internados em casas de apoio ou em ambientes domiciliares adaptados à assistência em saúde, em que o papel do pedagogo pressupõe uma articulação com a equipe multiprofissional. Assim, o objetivo deste artigo é identificar e descrever as interfaces da pedagogia hospitalar e outras áreas do conhecimento em saúde. Metodologicamente, este trabalho trata-se de um estudo de revisão da literatura em que foram utilizados os seguintes bancos de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Portal Periódicos Capes, utilizando-se os descritores “pedagogia hospitalar” e “classe hospitalar” para busca. Foram selecionados trabalhos disponíveis na íntegra, na língua portuguesa, publicados no período de 2008 a 2018, que atendessem à temática da pesquisa. A análise dos artigos permitiu a identificação de dois eixos temáticos: a capacitação do pedagogo para atuação no ambiente hospitalar através do conhecimento científico e técnico em saúde e do conhecimento da instituição hospitalar; e as relações complementares estabelecidas entre a ação do pedagogo e de outras especialidades da área da saúde no ambiente hospitalar. A literatura mostra a necessidade de formação, capacitação e preparo específicos, em relação a conhecimentos e habilidades necessários, a nível profissional e pessoal; e a importância da interlocução saúde-educação e da atuação em equipe para uma prática que atenda às necessidades de integralidade do cuidado à criança hospitalizada.

Biografia do Autor

Mariana Oliveira Leite Silva, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Terapeuta Ocupacional do Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos, formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP) e Pedagoga pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

Vivian Massullo Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar / Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui Pós-Graduação lato sensu pela USP em Ética, Valores e Cidadania na escola. Graduada em Pedagogia. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Colégio Tecnológico da Universidade de Ribeirão Preto e docente pela mesma universidade nos cursos de graduação. Membro do Colegiado de Curso de Pedagogia UNAERP. Também possui experiência na área de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Maria Beatriz Ribeiro Prandi-Gonçalves, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Processos Culturais e Subjetivação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP, 2020). Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela FFCLRP/USP (2015). Especialista em Artes Visuais, Intermeios e Educação pelo Instituto de Artes da Universidade de Campinas (UNICAMP, 2013). Bacharela em Biblioteconomia, Ciências da Informação e da Documentação pela FFCLRP/USP (2011) e Pedagoga pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP, 2020). Atua como docente do curso de Pedagogia e com suporte às disciplinas e cursos a distância da UNAERP.

Como Citar

Silva, M. O. L., Silva, V. M., & Prandi-Gonçalves, M. B. R. (2021). INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE. EDUCAÇÃO, 10(3), 377–392. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9674

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