METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p145-156

Autores

  • Ana Sara Castaman Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-5285-0694
  • Lis Angela De Bortoli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Publicado

2021-06-03

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Artigos

Resumo

O presente ensaio tem por finalidade apresentar um relato de experiência acerca das metodologias ativas implementadas na unidade curricular de Engenharia de Software, no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Este estudo de caso de abordagem metodológica qualitativa está dividido em 02 partes: a) trata dos conceitos acerca das metodologias ativas; b) aborda experiências, potencialidades e desafios da aprendizagem baseada em equipes na EPT. A partir da vivência e da avaliação dos estudantes, os resultados indicam um feedback positivo, sendo a comunicação, o estímulo e o aprendizado, os pontos fortes. Comprometimento com o grupo é um aspecto ainda a ser melhorado.

Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestre em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente atuo como professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul e estou como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Sou líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Como Citar

Castaman, A. S., & De Bortoli, L. A. (2021). METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 145–156. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p145-156

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