ASPECTOS DIDÁTICOS E O CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
Publicado
2021-09-23
Downloads
Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Essa pesquisa objetivou conhecer e avaliar os aspectos didáticos de docentes de duas escolas públicas do Rio Grande do Norte, Brasil, relacionadas aos aspectos didáticos no ensino de ciências e no desenvolvimento da Educação Ambiental. Os dados foram coletados por meio de um questionário constituído por 03 perguntas discursivas e 21 itens estruturados no modelo da escala de Likert, que versavam sobre recursos didáticos, satisfação docente, conhecimentos e seu envolvimento com a Educação Ambiental. Entre 60,0 e 80,0% dos professores se declararam cansados físico e mentalmente. Os professores (64,3%) tenderam a perceber a Educação Ambiental de maneira naturalista ou egoística, com a visão de que o ser humano deve apenas cuidar e preservar a natureza ou importante para necessidades humanas, respectivamente. Os professores reportaram pouca motivação e exaustão física e mental, aplicando, em geral, um ou dois recursos didáticos. A inserção de recursos didáticos menos tradicionais, podem favorecer o ensino-aprendizagem, principalmente, àqueles relacionados a Educação Ambiental. O conhecimento sobre Educação Ambiental também precisa ser compreendido em seu contexto mais amplo para evitar a sua abordagem limitada e/ou pouco reflexiva.Como Citar
Pereira de Oliveira Almeida, E. ., Santos Oliveira, J. L. ., Lucas dos Santos Dantas, L., Silva dos Santos, P. ., & Silva, E. (2021). ASPECTOS DIDÁTICOS E O CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL. Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 393–406. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9706