A DIALÉTICA RACIONAL NA RELAÇÃO PRÁTICA EDUCATIVA EM UM AMBIENTE DE INTERVENÇÃO ESCOLAR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p119-132

Autores

  • Luiz Carlos Pereira Santos INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
  • Eline Alves Santos INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
  • Daniela Venceslau Bitencourt Universidade Tiradentes
  • Luzinete Santos Santana Rede Estadual de Educação de Sergipe

Palavras-chave:

Racionalidade. Dialética. Ambiente de intervenção. Prática educativa.

Publicado

2021-04-28

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Artigos

Resumo

É irrefutável o impacto que um projeto pedagógico bem articulado entre docentes e discentes têm na forma como modifica as relações com a instituição. Uma intervenção escolar, quando aplicado em um viés de democracia, assume aqui uma posição proeminente pela forma como se interage e se constroem comunidades escolares prontas para os desafios de mudanças que se esperam. Este texto pretende apresentar uma reflexão na compreensão dialética na relação prática educativa para um ambiente de intervenção escolar. Para tanto, o presente documento busca em teóricos uma resposta para esta relação educativa em um direcionamento da intervenção escolar. Com isso, o tema em análise, para uma prática docente vivenciada para um ambiente de intervenção escolar, emana de uma pesquisa de cunho descritivo, de abordagem qualitativa voltada para auxiliar na compreensão de que os efeitos de uma intervenção compensatória e em tempo útil podem ter consequências muito positivas nas aprendizagens. Quanto ao procedimento bibliográfico, buscou-se um embate entre vários autores da academia na compreensão desta relação.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Pereira Santos, INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

DOUTOR EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE MESTRE EM SISTEMA E COMPUTAÇÃO PROFESSOR DA PÓS GRADUAÇÃO DO MESTRADO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFEPT

Como Citar

Pereira Santos, L. C. ., Santos, E. A., Bitencourt, D. V., & Santana, L. S. (2021). A DIALÉTICA RACIONAL NA RELAÇÃO PRÁTICA EDUCATIVA EM UM AMBIENTE DE INTERVENÇÃO ESCOLAR. Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 119–132. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p119-132

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