A REALIDADE AUMENTADA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIT/AL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p200-211

Autores

  • Fabiano dos Santos Brião UNIT/AL
  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Ufal/AL

Palavras-chave:

Realidade Aumentada. Material didático. Aprendizagem.

Publicado

2021-06-18

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise das perspectivas de estudantes de cursos de engenharia no Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL) em relação a Realidade Aumentada (RA) como um recurso presente nos materiais didáticos pedagógicos. A RA é um recurso digital de fácil utilização capaz de projetar a visualização de um objeto virtual no mundo real, sendo possível ser utilizada através de um smartphone. Inicialmente, apresentamos aos estudantes exemplos das aplicações da RA através da apresentação de um material didático e por um questionário respondido por eles se obteve a produção dos dados. Diversas pesquisas demonstram sua utilização no meio educacional, no entanto, essa pesquisa busca saber o que os estudantes pensam sobre essa tecnologia no meio educacional. Na análise dos dados se percebe a boa aceitação e alto nível de satisfação dos estudantes, tendo as videoaulas associados ao material didático destacadas como excelentes. Desse modo, propõem-se a inserção da RA nos materiais didáticos pedagógicos pode ser um recurso digital importante para a Educação

Biografia do Autor

Fabiano dos Santos Brião, UNIT/AL

Possuo graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande/RS, especialização em Educação Matemática pela Faculdade Atlântico, Aracaju/SE e mestrado pela Universidade Federal de Alagoas, Maceió/AL. Atualmente trabalho como profissional autônomo através de cursos de formação de professores, nas áreas de metodologias de ensino-aprendizagem e avaliação, além de cursos de aperfeiçoamento em uso de TDIC como recurso educacional. Também presto serviços como freelancer para trabalhos home office na elaboração de materiais para cursos de EaD. Desde 2013 sou professor, Adjunto 1, do Centro Universitário Tiradentes(UNIT/AL), professor e membro do NDE do curso de Ciência da Computação, bem como professor das demais engenharias. Tenho experiência nos curso de graduação com as disciplinas de: Cálculos Diferencial, Integral e Numérico, Geometrias Analítica e Diferencial, Álgebra Linear, Estatística, Probabilidade e Inferência, Equações Diferenciais, Teoria dos Grafos e Lógica Matemática. Em cursos de pós graduação lecionei História da Matemática e TDIC para a Educação. Frequento como discente especial o PPGE-CEDU-UFAL tendo concluído a disciplina Recursos Digitais Educacionais(2018.1) e cursando Avaliação da Aprendizagem no contexto da Educação Presencial e a Distância fundamentada no uso das TIC(2018.2).

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Ufal/AL

Doutor em Educação (UFAL); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialista em Tecnologias em Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia (Licenciatura) .

Como Citar

Brião, F. dos S., & Pimentel, F. S. C. (2021). A REALIDADE AUMENTADA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIT/AL. EDUCAÇÃO, 10(3), 200–211. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p200-211

Referências

AKAGUI, Daniela; KIRNER, Cláudio. Lira-livro interativo com Realidade Aumentada. In: Proc. of VII Symposium on Virtual Reality, SP. 2004. Disponível em: <http://www.hitl.washington.edu/artoolkit>. Acesso em: 20 nov. 2018.

APPOLINÁRIO, Fabio. Dicionário de Metodologia Científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2007.

AZUMA, Ronald. T. A survey of augmented reality. Presence: Teleoperators and Virtual Environments, v. 6, n. 4, p. 355-385, 1997.

FONSECA FILHO, Cléuzio. História da computação: O Caminho do Pensamento e da Tecnologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

GEROIMENKO, Vladimir. Augmented reality technology and art: The analysis and visualization of evolving conceptual models. In: Information Visualisation (IV), 2012 16th International Conference on. IEEE, p. 445-453, 2012.

HARA, Murilo Soares; MICKIO, Murilo; SISCOUTTO, Robson Augusto. OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA ENSINO DE ESTRUTURAS DE DADOS FAZENDO USO DE REALIDADE AUMENTADA: SEDRA. In: Colloquium Exactarum. v. 10, n. 1, 2018.

KIRNER, Claudio. Evolução da Realidade Virtual no Brasil. In.: X Symposium on

Virtual and Augmented Reality. João Pessoa, PB, p. 1-11. 2008. Disponível em: <http://www.ckirner.com/download/artigos/Evolucao-da-RV-Brasil.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2018.

KIRNER, Claudio; ZORZAL, Ezequiel Roberto. Aplicações educacionais em ambientes colaborativos com realidade aumentada. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). p. 114-124, 2005.

LEITÃO, Rui Manoel Vieira. Aprendizagem baseada em jogos: realidade aumentada no ensino de sólidos geométricos. Dissertação (Mestrado Expressão Gráfica e Audiovisual) – Universidade Aberta, Lisboa, Portugal, 2013.

MILGRAM, Paul; TAKEMURA, Haruo; UTSUMI, Akira; KISHINO, Fumio. Augmented Reality: A Class of Displays on the Reality Virtuality Continuum. Telemanipulator and Telepresence Technologies, SPIE, v. 2351, p. 282-292, 1994.

NEMER, Amarilís Canhada. Estudo de usabilidade em telefones celulares. 2006. Dissertação (Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2006.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; FEITOZA, Maria Janaína dos Santos. O uso da tecnologia móvel (celular) no contexto educacional. Revista EDaPECI, v. 17, n. 03, p. 129-139, 2017.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. A CULTURA DIGITAL NO COTIDIANO DAS CRIANÇAS: APROPRIAÇÃO, REFLEXOS E DESCOMPASOS NA EDUCAÇÃO FORMAL. Interfaces Científicas-Educação, v. 6, n. 3, p. 135-146, 2018.

SANTANA, Clésia Maria Hora; PINTO, Anamelea de Campos; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. A ubiquidade das TDIC no cenário contemporâneo e as demandas de novos letramentos e competências na EAD. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 2, n. 1, p. 100-115, 2015.

TORI, Romero; KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson. Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Editora SBC – Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, 2006.

WEST, Joel; MACE, Michael. Browsing as the killer app: Explaining the rapid success of Apple´s iPhone, Telecommunications Policy, v. 34, p. 270-286, 2010.

ZORZAL, Ezequiel Roberto; BUCCIOLI, Arthur Augusto Bastos; KIRNER, Claudio. Usando Realidade aumentada no desenvolvimento de quebra-cabeças educacionais. In: SVR2006-VIII Symposium on Virtual Reality. p. 221-232, 2006.

ZORZAL, Ezequiel Roberto; CARDOSO, Alexandre; KIRNER, Claudio; LAMOUNIER JUNIOR, Edgard. Realidade Aumentada Aplicada em Jogos Educacionais. In: V Workshop de Educação em Computação e Informática do Estado de Minas Gerais, Minas Gerais, 2006b.

_____.Digital natives, digital immigrants. 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acesso em:18 nov. 2018.