v. 2 n. 3 (2014)

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p%p
  • Editorial

    Rosa Meire Carvalho de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p%p

Dossiê

  • Apresentação - A educação da infância: um convite a reflexão

    Solyane Silveira Lima
    12-18
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p12-18
  • “Doutrina aos meninos da aldeia”: práticas de ensino jesuítico na américa portuguesa

    Ane Luíse Silva Mecenas Santos
    19-25
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p19-25
  • Auxílio aos alunos pobres nas escolas de primeiras letras em Minas Gerais no século XIX

    Raquel Menezes Pacheco, Mônica Yumi Jinzenji
    27-35
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p27-35
  • ASSISTÊNCIA PÚBLICA ESCOLAR PARA CRIANÇAS E JOVENS DESVALIDOS NO BRASIL DA PRIMEIRA REPÚBLICA

    Maria Zélia Maia de Souza
    37-47
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p37-47
  • “Não basta fornecer o mestre”: o funcionamento das caixas escolares em Belo Horizonte (1911-1918)

    Priscilla Nogueira Bahiense
    49-58
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p49-58
  • Aos pés da águia alada: os grupos escolares e a infância sergipana nos tempos de Graccho Cardoso (1922-1926)

    Magno Francisco de Jesus Santos
    59-70
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p59-70
  • A contribuição do Oratório Festivo São João Bosco na formação de meninas civilizadas

    Nadja Santos Bonifácio
    71-82
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p71-82
  • “A educação dos filhos”: pequenas porções de pedagogia para os pais pelo Monsenhor Álvaro Negromonte

    Evelyn de Almeida Orlando
    83-94
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p83-94
  • A educação da infância retratada através da literatura

    Solyane Silveira Lima, Anne Emilie Souza de Almeida Cabral
    95-104
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p95-104
  • Circulação de saberes: cultura científica e educação da sensibilidade nas enciclopédias infanto-juvenis Thesouro da Juventude e El Tesoro de la Juventud, no início do século XX

    Maria Clara Ruiz
    105-117
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p105-117
  • A biblioteca infantil Aglaé Fontes de Alencar e sua importância no processo de letramento e na formação do leitor

    Cláudia Laís Costa da Silva Campos
    119-129
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p119-129
  • Cine Social e Interculturalidad: una propuesta didáctica

    María Rocío Cobo Piñero
    131-142
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p131-142

Artigos

  • A sociedade pedagógica: demandas e possibilidades contemporâneas de ensino e aprendizagem na perspectiva da pedagogia social

    José Leonardo Rolim de Lima Severo
    143-158
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p143-158
  • Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas

    Marilene Batista da Cruz Nascimento, Bettina Steren dos Santos, Josevânia Teixeira Guedes
    159-168
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p159-168
  • Violência na escola: o bullying e os desarranjos da contemporânea

    Leonardo Matos Feitoza, Dinamara Garcia Feldens
    169-180
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p169-180
  • A escola como preservação da cultura

    Mario de Souza Martins
    181-195
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p181-195
  • Os concursos públicos para o magistério primário na província da Parahyba do Norte (1835 – 1864)

    Rose Mary Souza Araújo
    197-209
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p197-209
  • Os intelectuais e a construção da esfera pública literária em Portugal: o papel de Luis António Verney e seu verdadeiro método de estudar (1746)

    Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
    211-218
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p211-218
  • Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930)

    Marcus Aldenisson Oliveira
    219-232
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p219-232
  • Contribuções de Martinho Lutero à educação

    Simone Varela
    233-242
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p233-242
  • Historiografia didática e ensino de história: nação e identidade nas narrativas sobre a história do Brasil (1843-1861)

    Maria Aparecida de Leopoldino Tursi Tole
    243-256
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p243-256
  • Historiografia da educação: a imprensa enquanto fonte de investigação

    Adriana Salvaterra Pasquini, Cézar Alencar Toledo
    257-267
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p257-267

Entrevista

  • Conversas sobre educação

    Margarida Louro Felgueiras
    269-272
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p269-272