ASSISTÊNCIA PÚBLICA ESCOLAR PARA CRIANÇAS E JOVENS DESVALIDOS NO BRASIL DA PRIMEIRA REPÚBLICA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p37-47

Autores

  • Maria Zélia Maia de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Publicado

2014-07-15

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Dossiê

Resumo

Em pleno século XXI é comum o transeunte das ruas cariocas deparar-se com crianças e jovens abandonados perambulando com cobertores sobre as suas costas. É fato notório que essa condição social não é exclusividade da cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, esse fenômeno social – crianças abandonadas – não é natural e sim produção de uma sociedade que possui ambiguidades, ou seja, que abandona, mas que também acolhe. É nesta tensão que inicio a presente reflexão que tem por objetivo analisar o Instituto Profissional João Alfredo (IPJA) e a Casa de São José/Instituto Ferreira Vianna. Estas instituições asilares/escolares, mantidas pelo poder público do Distrito Federal na Primeira República, foram exemplos de assistência pela profissionalização à criança e ao jovem pobres. Trata-se ainda de demonstrar um modo peculiar de organização de proteção ao referido grupo social, ou seja, por meio de instituições que acumularam as funções de asilo e de educação escolar.

 

Biografia do Autor

Maria Zélia Maia de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação e professora substituta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação. E-mail: zeliammaia@yahoo.com.br.

Como Citar

Souza, M. Z. M. de. (2014). ASSISTÊNCIA PÚBLICA ESCOLAR PARA CRIANÇAS E JOVENS DESVALIDOS NO BRASIL DA PRIMEIRA REPÚBLICA. Interfaces Científicas - Educação, 2(3), 37–47. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p37-47

Referências

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Documentos

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