Circulação de saberes: cultura científica e educação da sensibilidade nas enciclopédias infanto-juvenis Thesouro da Juventude e El Tesoro de la Juventud, no início do século XX

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p105-117

Autores

  • Maria Clara Ruiz Universidad Nacional del Litoral-Argentina

Publicado

2014-07-15

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Seção

Dossiê

Resumo

O objetivo do presente trabalho é indagar acerca das enciclopédias Thesouro da Juventude e El Tesoro de la Juventud – datadas da década de 1920, e traduções adaptadas da enciciclopédia norte-americana The Book of Knowledge – como dispositivos de difusão da cultura científica e, conjuntamente, de educação dos sentidos e da sensibilidade. Segundo analisamos se trata de uma sensibilidade forjada nos valores da modernidade ocidental. Observamos que, de modo geral, a ideia subjacente que se encontra nas obras é a de que ler o Thesouro significava estar sintonizado com o mundo moderno e, através da educação e da imersão na cultura científica, integrar-se a ele. Os conteúdos denotam como a ciência contribuiu diretamente com o desenvolvimento da civilização, do progresso material e do desejo de superação. Assim, o aprendizado do conhecimento científico estava imbricado com o projeto cultural de difusão de valores e modos de vida das nações modernas. Desse modo, certos valores e gostos são apresentados como universais, tais como atitudes e condutas almejadas para toda criança e jovem em qualquer parte do mundo: o espírito de curiosidade, de descoberta, o chamado às experiências; como também o aprecio das ‘obras mestras’ das belas artes, música e literatura. 

Biografia do Autor

Maria Clara Ruiz, Universidad Nacional del Litoral-Argentina

Historiadora (Universidad Nacional del Litoral-Argentina) e Mestre em Educação (UFMG).

Como Citar

Ruiz, M. C. (2014). Circulação de saberes: cultura científica e educação da sensibilidade nas enciclopédias infanto-juvenis Thesouro da Juventude e El Tesoro de la Juventud, no início do século XX. Interfaces Científicas - Educação, 2(3), 105–117. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p105-117

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