A sociedade pedagógica: demandas e possibilidades contemporâneas de ensino e aprendizagem na perspectiva da pedagogia social
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p143-158Palavras-chave:
Sociedade pedagógica. Práticas educativas. Educação não-escolar. Pedagogia Social.Publicado
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O objetivo do texto é discutir a perspectiva da sociedade pedagógica como um marco reflexivo para entendimento da dimensão educativa presente nas relações sociais contemporâneas. As instituições e grupos sociais tem empreendido, nas últimas décadas, uma política cultural de socialização e uso dos saberes em prol de interesses políticos, econômicos e tecnológicos. As demandas associadas a tal empreendimento incidem na realização de práticas formativas em tempos e espaços distintos do cenário escolar, configurando novas possibilidades de ensinar e aprender a partir de dispositivos plurais. Partindo desse pressuposto, são desencadeadas reflexões sobre a promoção da educabilidade humana através de múltiplas formas e sobre os contextos de educação não-escolar como campo de práticas pedagógicas. Ressalta-se a necessidade de que a Pedagogia Social imprima sentido pedagógico nos processos educativos na contemporaneidade, a fim de potencializar efeitos formativos que concorram à inclusão social e ao desenvolvimento humano, cultural e econômico da sociedade.Como Citar
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