Auxílio aos alunos pobres nas escolas de primeiras letras em Minas Gerais no século XIX

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p27-35

Autores

  • Raquel Menezes Pacheco Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mônica Yumi Jinzenji Universidade Federal de Minas Gerais

Publicado

2014-07-15

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Dossiê

Resumo

RESUMO

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o início do processo de escolarização dos alunos pobres em Minas Gerais, no século XIX. Buscamos compreender, nesse processo, a construção sócio-histórica da designação “aluno pobre” pelos discursos em defesa da instrução pública que se relacionavam a práticas para viabilizar a frequência desses alunos às aulas públicas de primeiras letras. Com base em uma análise documental, utilizando como fontes, jornais da época, correspondências recebidas pela presidência da província, ofícios sobre a instrução pública e a legislação produzida, foi possível compreender o processo de atribuição de responsabilidades ao governo para a viabilização da frequência dos alunos pobres às escolas de primeiras letras na província de Minas Gerais. Pudemos acompanhar o desenvolvimento de uma estrutura burocrática amparada legalmente, que sustentava práticas anteriormente realizadas, visando a compra de materiais e livros para os alunos necessitados. Percebemos também a construção de representações, por meio de leis, requerimentos, ofícios, de sujeitos que fariam parte das escolas brasileiras desde então: os alunos pobres, que necessitavam do amparo do governo provincial para frequentar as escolas e assim, receber os ensinamentos básicos, princípios e valores, para se tornarem adultos civilizados.

 

Biografia do Autor

Raquel Menezes Pacheco, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Pedagogia com formação complementar em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestranda em Educação, linha de História da Educação, no Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 

 

Mônica Yumi Jinzenji, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em História da Educação na mesma instituição. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Como Citar

Pacheco, R. M., & Jinzenji, M. Y. (2014). Auxílio aos alunos pobres nas escolas de primeiras letras em Minas Gerais no século XIX. Interfaces Científicas - Educação, 2(3), 27–35. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p27-35

Referências

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