A educação da infância retratada através da literatura
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p95-104Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Este artigo apresenta como objeto de investigação a educação da infância vivenciada no final do século XIX, presente em duas obras autobiográficas, quais sejam: Minha vida de menina escrita por Helena Morley e História da minha infância, de Gilberto Amado. O objetivo é discutir o uso da literatura como fonte para os estudos históricos, neste caso especificamente, na História da Educação da Infância. Para tanto, organizaremos o texto em três momentos. Inicialmente discutiremos a infância e sua educação a partir dos pressupostos lançados pela História Cultural. Em seguida, como essa abordagem historiográfica possibilitou a abertura do campo para a utilização de novas fontes e objetos, dentre os quais se encontra a Literatura. E, por fim, analisaremos as obras literárias com o intuito de demonstrar como é possível operacionalizar questões referentes à temática enunciada.
Como Citar
Referências
AMADO, Gilberto. História da minha infância. São Cristóvão, SE: Editora da UFS, 1999.
ARIÈS, Philippe. História da Criança e da Família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1978.
BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. São Paulo: Editora da Unesp, 1991.
CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.
CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
DAMAZIO, Reinaldo Luiz. O que é criança? São Paulo, Editora Brasiliense, 1995.
FERRO, Maria do Amparo Borges. Literatura escolar e história da educação: cotidiano, ideário e práticas pedagógicas. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. Tese de doutoramento.
GOUVÊA, Maria Cristina Soares. A literatura como fonte para a história da infância: possibilidade e limites. In.: LOPES, Alberto; FARIA FILHO, Luciano Mendes de e FERNANDES, Rogério. Para a compreensão histórica da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
KUHLMANN Jr, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.
LAJOLO, Mariza e ZILBERMANN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 2.ed. São Paulo: Ática, 1998.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5 ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.
MORLEY, Helena. Minha vida de menina. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.