A educação da infância retratada através da literatura

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p95-104

Autores

  • Solyane Silveira Lima Universidade Tiradente- UNIT
  • Anne Emilie Souza de Almeida Cabral Universidade Tiradentes-UNIT

Publicado

2014-07-15

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Este artigo apresenta como objeto de investigação a educação da infância vivenciada no final do século XIX, presente em duas obras autobiográficas, quais sejam: Minha vida de menina escrita por Helena Morley e História da minha infância, de Gilberto Amado. O objetivo é discutir o uso da literatura como fonte para os estudos históricos, neste caso especificamente, na História da Educação da Infância. Para tanto, organizaremos o texto em três momentos. Inicialmente discutiremos a infância e sua educação a partir dos pressupostos lançados pela História Cultural. Em seguida, como essa abordagem historiográfica possibilitou a abertura do campo para a utilização de novas fontes e objetos, dentre os quais se encontra a Literatura. E, por fim, analisaremos as obras literárias com o intuito de demonstrar como é possível operacionalizar questões referentes à temática enunciada. 

Biografia do Autor

Solyane Silveira Lima, Universidade Tiradente- UNIT

Pós-Doutoranda em Educação na Universidade Tiradentes (UNIT). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2013) com Estágio Sanduíche na Universidade de Lisboa (2012). Mestre em Educação (2009) e Graduada em Pedagogia (2005) pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História da Infância, Educação Infantil, Ensino-Aprendizagem e Metodologia de Pesquisa.

Anne Emilie Souza de Almeida Cabral, Universidade Tiradentes-UNIT

Mestre em Educação (2009) e Graduada em Pedagogia (2005) pela Universidade Federal de Sergipe. Professora da Universidade Tiradentes e Professora da Educação Infantil da EMEF Papa João Paulo II

Como Citar

Lima, S. S., & Cabral, A. E. S. de A. (2014). A educação da infância retratada através da literatura. Interfaces Científicas - Educação, 2(3), 95–104. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p95-104

Referências

AMADO, Gilberto. História da minha infância. São Cristóvão, SE: Editora da UFS, 1999.

ARIÈS, Philippe. História da Criança e da Família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1978.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. São Paulo: Editora da Unesp, 1991.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.

CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

DAMAZIO, Reinaldo Luiz. O que é criança? São Paulo, Editora Brasiliense, 1995.

FERRO, Maria do Amparo Borges. Literatura escolar e história da educação: cotidiano, ideário e práticas pedagógicas. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. Tese de doutoramento.

GOUVÊA, Maria Cristina Soares. A literatura como fonte para a história da infância: possibilidade e limites. In.: LOPES, Alberto; FARIA FILHO, Luciano Mendes de e FERNANDES, Rogério. Para a compreensão histórica da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

KUHLMANN Jr, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.

LAJOLO, Mariza e ZILBERMANN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 2.ed. São Paulo: Ática, 1998.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5 ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.

MORLEY, Helena. Minha vida de menina. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.