Apresentação - A educação da infância: um convite a reflexão
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p12-18Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
O Conto literário citado apresenta o relato da Escola do Mestre Policarpo e o ambiente austero, formal e de coerção que, embora questionado, era muito rotineiro nas escolas no século XIX. Em contraposição observamos o antagonismo que o autor estabelece entre a escola e outros locais, tais como o campo, a rua e o morro, deixando explicita sua inquietude por ali estar e nos convidando a refletir sobre a infância como experiência individual e coletiva, construída nos espaços sociais, neste caso, a escola.Ao iniciarmos o texto introdutório com este conto, temos em mente instigar o leitor para a proposta deste dossiê, que é pensar sobre as diferentes formas de educação da infância ao longo da nossa história, levando em consideração que a escola foi, por diversas vezes, a protagonista. Dessa maneira, podemos questionar sobre a condição de ser criança e de infância, sobre a educação oferecida a esses sujeitos e como isso aconteceu no decorrer dos anos.