Contribuções de Martinho Lutero à educação
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p233-242Palavras-chave:
Martinho Lutero, Reforma Protestante, Direito à educaçãoPublicado
2014-07-15
Downloads
Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
O objetivo deste trabalho é o de contribuir para as discussões da História da Educação, referentes à alteração da lógica medieval ocorrida a partir dos séculos XII e XIII; suas influências na atuação da Igreja Católica do referido período; o posicionamento de Martinho Lutero diante das ações da Igreja Católica e, principalmente, os reflexos do pensamento de Martinho Lutero para a educação. O filme Lutero se constituiu como objeto para a análise contida neste trabalho que tem como referencial teórico a Nova História (LE GOFF, 2004; FRANCO JÚNIOR, 1980). A essência das concepções de Lutero sobre a educação evidencia a sua defesa do direito à educação e, deste modo, a responsabilidade do Estado na promoção da educação para todos. Assim, percorrer a trajetória de Martinho Lutero durante a Reforma Religiosa resgata um momento ímpar na construção do pensamento educacional a partir do século XVI que se apresenta como um tema ainda bastante polêmico e político no século XXI: o acesso e a permanência na educação.Como Citar
Varela, S. (2014). Contribuções de Martinho Lutero à educação. Interfaces Científicas - Educação, 2(3), 233–242. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p233-242