A escola como preservação da cultura

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p181-195

Autores

  • Mario de Souza Martins Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR Unicentro

Palavras-chave:

Palavras-chave, imigração, memória, escola polonesa, cultura.

Publicado

2014-07-15

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Artigos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo recuperar a história das escolas de imigração
polonesa em Irati, como forte instrumento de preservação da cultura. Os dados
apresentados foram obtidos através da memória de três ex-alunos que freqüentaram escolas diferentes na década de 1930, antes da proibição do ensino em língua do imigrante, pelo estado brasileiro. Neste período, apesar da existência de decretos estaduais indicando a necessidade do ensino na língua vernácula, percebe-se a permanência do ensino na língua polonesa, até o decreto de nacionalização do ensino, momento em que acontece a desconstrução da cultura do polonês. O processo de nacionalização atinge não só a questão do ensino, mas todas as instâncias da cultura polonesa, principalmente a religião que é a base dessa cultura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista com perguntas abertas, dando aos entrevistados total liberdade de expressão e recorrendo a sua memória como fonte de compreensão da sociedade daquele período. Os relatos sobre o cotidiano escolar apontam que os conteúdos, em sua maioria, tratavam da terra natal dos imigrantes. Será apresentada uma breve abordagem a respeito da situação da Polônia no final do século XIX. Também uma abordagem sobre o município de Irati, como um dos municípios que recebeu grande número de imigrantes, com maior ênfase nos poloneses e o histórico das
três escolas onde os entrevistados estudaram. Como referência serão utilizados,
Wachowicz (2002), Orreda (1972, 2007), Félix (2003) dentre outros.

 

Biografia do Autor

Mario de Souza Martins, Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR Unicentro

Formado em Ciências Sociais pela UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Mestrado na Universidade Federal do Ceará.

Doutorado na Universidade de Oldenburg - Alemanha.

Trabalho no departamento de história que distribui Sociologia para a Universidade.

Como Citar

Martins, M. de S. (2014). A escola como preservação da cultura. Interfaces Científicas - Educação, 2(3), 181–195. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p181-195

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