v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas

					Visualizar v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas
Durante o planejamento do II Encontro Regional Norte-Nordeste da ABCiber, o qual ocorreu em novembro de 2019, tínhamos definido que os melhores textos submetidos ao evento iriam compor um número temático neste periódico. A intenção era publicar o referido número em meados de março de 2020, quando fomos surpreendidos por uma pandemia causada pelo Covid-19. A qual modificou, rapidamente, a nossa forma de convívio, principalmente por conta do isolamento social.
Publicado: 2020-11-16
  • CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA

    Vinicius Silva Santos, Jacques Fernandes Santos, Henrique Nou Schneider
    11-24
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p11-24
  • LITERATURA DIGITAL E CONVERGÊNCIAS NA ESCOLA: O QUE EXPRESSAM AS CRIANÇAS AO INTERGIR COM NARRATIVAS NOS DISPOSITIVOS MÓVEIS?

    Camila Gomes Santos da Silva, Vinicius Silva Santos
    25-36
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p25-36
  • LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO: A VOZ DO HIPERLEITOR NAS NARRATIVAS ORAIS APLICADAS AO ROLE PLAY GAME DIGITAL

    Geisa Araujo Dias, Úrsula Cunha Anecleto
    37-49
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p37-49
  • A ESCRITA DE FÃS NO CONTEXTO TRANSMIDIÁTICO: implicações das fanfics no processo de aprendizagem

    Daniella de Jesus Lima, Luis Paulo Leopoldo Mercado
    50-65
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p50-65
  • CIDADES DIGITAIS E SOCIEDADE EM REDE: INTERSEÇÕES E DESAFIOS DE UMA CONSTRUÇÃO SOCIOTÉCNICA

    Diogo Calasans Melo Andrade, Leticia Feliciana dos Santos Cruz, Fagner Farias Rodrigues
    66-79
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p66-79
  • RELAÇÕES SOCIOTÉCNICAS DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO PARTIR DE UMA ANÁLISE PÓS-QUALITATIVA

    Patrícia Silva, Nelson De Lucca Pretto, Danillo Mota Lima
    80-94
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p80-94
  • AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL

    Graça Regina Armond Matias Ferreira, Lorena Andrade Matias
    95-109
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p95-109
  • DIÁRIOS DE AULA VIRTUAL E A (AUTO)FORMAÇÃO NA PESQUISA EM REDES COLABORATIVAS

    Ana Lúcia Gomes da Silva, Laís Oliveira Abreu, Vaneza Oliveira de Souza
    110-123
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p110-123
  • OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E A PRODUÇÃO DE SABERES AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ONLINE

    Vívian Martins, Edméa Santos
    124-139
  • A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO: análise a partir da perspectiva do ensino-aprendizagem no mundo ciber

    Alícia Macedo Santana, Letícia Barbosa Goís, Marlton Fontes Mota, Clécia Lima Ferreira
    140-153
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p140-153
  • AS REDES SOCIOTÉCNICAS NO PROCESSO DE DIFUSÃO CIENTÍFICA: A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

    Raimundo Ralin Neto, Cristiane de Magalhães Porto, Verônica Alves dos Santos Conceição
    154-164
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p154-164
  • Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização

    Amanda Nogueira de Oliveira, Nayra Veras de Araujo
    165-178
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p165-178
  • NEGROS, INTERNET E CIÊNCIA: A REPRESENTATIVIDADE E SUAS WEBCONEXÕES

    Alexandre Meneses Chagas, Leandro Sant’Anna Santos
    179-192
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p179-192