CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p11-24Palavras-chave:
Cultura Juvenis, Cibercultura, Comunicação, Educação.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Esse artigo tem como objetivo refletir sobre os fenômenos socioculturais das juventudes contemporâneas, tomando como análise a formação de redes coletivas de convívio, atração e desejo, criadas por meio dos dispositivos das culturas digitais, como sendo uma possibilidade para (re) pensar a educação em sua dimensão humanística, criativa e solidária. Trata-se de um estudo bibliográfico que se inspira na sociologia compreensiva e do cotidiano . Faz parte das pesquisas, reflexões e experiências realizadas nos Grupos de Pesquisa: Informática na Educação - GEPIED (UFS/CNPq). Por fim, os fenômenos comunicacionais realizados pelos “atores sociais” juvenis com o uso dos diferentes dispositivos tecnológicos ganham lugar de destaque por suas múltiplas formas e cenários de interação, aprendizagens e convívio.Como Citar
Referências
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos Objetos. São Paulo: Perspectiva, 1991.
COSTA, Rogério da. A cultura digital. 3º. ed. São Paulo: Publifolha, 2008.
GROPPO, Luís Antonio. Juventude: ensaios sobre a sociologia e história das juventudes modernas. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000.
HARARI, Yuval. Noah. 21 Lições para o século 21. Tradução Paulo Geiger. São Paulo: companhia das letras, 2018.
LEMOS. André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea.7º. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Porto Alegre: Artmed, 1998.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010 (3ª Edição). 272p. (Coleção TRANS).
MAFFESOLI, Michel. A república dos bons sentimentos. Documento. Tradução de Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2009.
MAFFESOLI, Michel. O ritmo da vida: variações sobre o imaginário pós-moderno. Rio de Janeiro: Record, 2004
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 4º Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2006.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. A mudança na percepção da juventude: sociabilidades, tecnicidades e subjetividades entre os jovens. In:
BORELLI, Silvia H. S.; FREIRE FILHO, João (orgs). Culturas juvenis no século XXI. São Paulo: EDUC, 2008.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. El miedo a los medios. Política, comunicación y nuevos modos de repesentación. In: MARTÍN-BARBERO, Jesús e outros. La nueva representación política en Colombia. Bogotá: IEPRI/ FESCOL, 1997.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Jóvenes: comunicación e identidad. Pensar Iberoamérica Revista da Cultura. Número 0. Febrero, 2002.
PAIS, José Machado. Buscas de si: expressividades e identidades juvenis. In: ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de; EUGENIO, Fernanda. Culturas Juvenis: novos mapas do afeto. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
PODCAST. México: Maffesoli: tecnologías del imaginário. [Locução de]: Michel Maffesoli. [S.I]. Docu.ibero 90.9 FM. Universidade Ibero Americana, 12 de Jun. 2019. Podcast. Disponível em: https://ibero909.fm/documentales-909-1/maffesoli-tecnologas-del-imaginario-narcicismo-y-las-kardashians. Acesso em: 23 de set. 2019.
SANTAELLA, Lucia. Cultura e artes do pós-humano. São Paulo; Paulus, 2003.
SANTAELLA, Lucia. Desafios humanos no contemporâneo. 1º ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2019.
SANTOS, Vinicius Silva. Jogos eletrônicos, cultura juvenil e socialidade: a aprendizagem social virtual mediada e suas influências para a educação. Novas Edições Acadêmicas, 2015.
SANTOS, Vinicius Silva, SCHNEIDER, Henrique Nou. Culturas Juvenis e a Etnocenologia Virtual da Aprendizagem em Ambiências Híbridas e Multimodais de Interação. Revista Educação Unisinos, v.23, n. 4, outubro-dezembro 2019.
SCHNEIDER, Henrique Nou; SANTOS, Jacques Fernandes; SANTOS, Vinicius Silva. Cultura Juvenil, Dependência Digital e Contingência. Revista Científica do UniRios, nº 23, 2020.
VELHO, Gilberto; DIAS, Fernando. Juventude Contemporânea. Culturas, Gostos e Carreiras. Rio de Janeiro: Ed. 7 Letras, 2010.