A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO: análise a partir da perspectiva do ensino-aprendizagem no mundo ciber

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p140-153

Autores

  • Alícia Macedo Santana Universidade Tiradentes
  • Letícia Barbosa Goís Universidade Tiradentes
  • Marlton Fontes Mota Universidade Tiradentes
  • Clécia Lima Ferreira Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educação, Cibercultura, Humanização, Comunicação, Formação.

Publicado

2020-11-16

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Resumo

A realidade comunicacional vem sendo adaptada à intensa movimentação cultural promovida por uma cultura híbrida e globalizada. A criação de espaços de interações e compartilhamento de saberes, fluidos e em tempo presente, são características marcantes da cibercultura que propõem um novo olhar sobre letramento e o processo de alfabetizar. Com base na pesquisa bibliográfica, aplicando o método exploratório, o texto propõe a reflexão sobre a necessária adaptação do processo de ensino-aprendizagem aos novos parâmetros de construção de saberes na atualidade, a partir do letramento digital por conta do advento da evolução tecnológica. Nesse contexto, o papel do educador tende a se readaptar, contribuindo para que as práticas educativas sejam efetivadas, sob o espeque da formação cidadã, fomentando o pensamento crítico autônomo do aluno. Os novos cenários de aprendizagens em ambientes virtuais são resultados de um processo adaptativo docente, que interage na constância dos movimentos culturais. A pesquisa concluiu sobre a importância da interferência permanente da educação para o processo de humanização e de leitura do mundo, a partir do conhecimento compartilhado, enfatizado pela proposta de criticidade e reflexão decorrentes da verdadeira cidadania.

Biografia do Autor

Alícia Macedo Santana, Universidade Tiradentes

Graduanda em Direito pela Universidade Tiradentes. Pesquisadora no grupo de estudos "Arte, Educação e Direito". Pesquisadora integrante da Iniciação Científica com o projeto "A Alfabetização através da tecnologia digital nas escolas de Ensino Médio, Privadas e Públicas do Estado de Sergipe: Um levantamento sobre os programas e resultados apresentados nos últimos cinco anos”, orientador: Marlton Fontes Mota. E-mail: aliciamcst@gmail.com

Letícia Barbosa Goís, Universidade Tiradentes

Graduanda em Direito pela Universidade Tiradentes de Sergipe, Pesquisadora vinculada ao projeto de pesquisa “A alfabetização através da tecnologia digital nas escolas de ensino médio, privadas e públicas do Estado de Sergipe: um levantamento sobre os programas e resultados apresentados nos últimos cinco anos”, orientado pelo Prof. Marlton Fontes Mota. Monitora da disciplina Fundamentos do Direito, no Curso de Direito da Universidade Tiradentes- Sergipe.

Marlton Fontes Mota, Universidade Tiradentes

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes. Especialização em Direito Processual Civil. Graduação em Direito e Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes. Professor do Curso de Direito da Universidade Tiradentes.

Clécia Lima Ferreira, Universidade Tiradentes

Doutora em Ciência Política com especialidade em Políticas Públicas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa. Mestra em Ciência Política e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa. Membro Titular de FLACSO - Facultad de Derecho na Universidad de Salamanca (Espanha). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Tiradentes. Atualmente é professora da Universidade Tiradentes.

Como Citar

Macedo Santana, A., Barbosa Goís, L., Fontes Mota, M., & Lima Ferreira, C. (2020). A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO: análise a partir da perspectiva do ensino-aprendizagem no mundo ciber. Interfaces Científicas - Educação, 10(2), 140–153. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p140-153

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