AS REDES SOCIOTÉCNICAS NO PROCESSO DE DIFUSÃO CIENTÍFICA: A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p154-164

Autores

  • Raimundo Ralin Neto Universidade Tiradentes - UNIT http://orcid.org/0000-0002-1415-2879
  • Cristiane de Magalhães Porto Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Universidade Tiradentes - UNIT http://orcid.org/0000-0001-5622-030X
  • Verônica Alves dos Santos Conceição Universidade Tiradentes - UNIT Universiade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Publicado

2020-11-16

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Resumo

O processo de divulgação científica no Brasil tem se mostrado tímido. Vários motivos contribuem para esse fato, dentre os quais os meios de comunicação utilizados, a linguagem empregada e a ausência direta dos pesquisadores no ato de divulgar os resultados das pesquisas. Este estudo tem o objetivo de apresentar as redes sociotécnicas como meios de divulgar a ciência com potencialidade para abarcar um número significativo de leitores e tornar o processo mais interativo e educativo. Assume como metodologia a pesquisa teórica que levanta questionamentos aos modelos tradicionais utilizados por pesquisadores para divulgação de ciência. Conclui evocando um trabalho conjunto de atores sociais na utilização as redes sociotécnicas com vista à relocar o papel basilar da ciência na democratização do saber e na melhoria da qualidade de vida dos sujeitos.

Biografia do Autor

Raimundo Ralin Neto, Universidade Tiradentes - UNIT

Aluno de graduação em História na Universidade Tiradentes – UNIT. Aluno voluntário de Iniciação Científica-UNIT. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq). E-mail: raimundoralin@hotmail.com

Cristiane de Magalhães Porto, Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Universidade Tiradentes - UNIT

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Letras e Linguística – UFBA. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 e faz parte do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica do CNPq. Pós-doutorado em Educação – UERJ. Coordenadora do Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação (PROMOB-FAPITEC/CAPES – UNIT/UERJ/UFSC). É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes – Unit. Pesquisadora do Grupo Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas digitais (EDUTEC/UFBA/CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: crismporto@gmail.com

Verônica Alves dos Santos Conceição, Universidade Tiradentes - UNIT Universiade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Doutoranda em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT), mestra em Estudos Interdisciplinares (UFBA), graduada em Pedagoga (UEFS), graduanda em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade do Paraná (UNOPAR). Especialista em Psicopedagogia (UNEB) e Coordenação Pedagógica (UFBA). Atua como pedagoga (UEFS), professora na Educação Básica na cidade de Feira de Santana-BA. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária (NEPPU/UEFS/CNPq) e no Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: veronica.alves604@gmail.com

Como Citar

Neto, R. R., Porto, C. de M., & dos Santos Conceição, V. A. (2020). AS REDES SOCIOTÉCNICAS NO PROCESSO DE DIFUSÃO CIENTÍFICA: A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. Interfaces Científicas - Educação, 10(2), 154–164. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p154-164

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