DIÁRIOS DE AULA VIRTUAL E A (AUTO)FORMAÇÃO NA PESQUISA EM REDES COLABORATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p110-123Palavras-chave:
diário de aula virtual, formação, rede colaborativa, rizoma, plataforma Trello.Publicado
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O presente artigo objetiva apresentar a experiência do uso do diário de aula virtual no componente curricular Pesquisa Aplicada à Educação II – PAE II em um Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. A cartografia como método utilizado se constitui de pistas a partir de narrativas de discentes e docentes e da revisão bibliográfica embasada em Santos e Weber (2018); Ribeiro e Barbosa (2018); Monteiro e Mendes (2018) e Marcuschi (2001). Evidencia-se por meio das pistas o potencial do diário de aula virtual como dispositivo (auto)formativo de educadores/as pesquisadores/as. Tendo o ethos da confiança como móvel da rede rizomática, os diários vivificam experiências que articulam formação, heteroformação e conformação por meio do compartilhamento de sentidos, de modo horizontalizado, que reverberam no (e para além) do processo de ensino e de aprendizagem. Os dados emergentes das narrativas apontam que os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser concebidos como expansões do espaço da sala de aula presencial que possibilitam a ampliação do tempo-espaço formativo e a horizontalização dos processos de ensinar e aprender, bem como potencializa a autoria e inventividade.Como Citar
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