v. 3 n. 2 (2015)

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p%p
  • Sumário

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p%p
  • Editorial

    Marcus Aldenisson de Oliveira, Wagner Rodrigues Valente
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p%p

Dossiê

  • A Pedagogia Moderna e a Aritmética do curso primário brasileiro: o ensino com e pelas coisas

    Marcus Aldenisson Oliveira
    9-21
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p9-21
  • Os saberes matemáticos no parecer sobre a instrução pública primária de Rui Barbosa

    Marcos Denilson Guimarães
    23-32
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p23-32
  • O METHODO ANALYTICO INTUITIVO NA ESCOLA PRIMARIA ESPIRITO-SANTENSE E O DISCURSO DE CARLOS ALBERTO GOMES CARDIM

    Moysés Gonçalves Siqueira Filho
    33-42
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p33-42
  • Geometria e Desenho como matérias do Curso Normal no período da Primeira República no Brasil

    Maria Cristina Araújo Oliveira
    43-54
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p43-54
  • Os tests no cenário da pedagogia científica e a matematização da pedagogia

    Ieda Bassinello
    55-65
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p55-65
  • A aritmética de Lourenço Filho dada a ler em “Aprenda por si!”

    Márcia Guedes Soares
    67-76
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p67-76
  • LIVROS DIDÁTICOS E MANUAIS PEDAGÓGICOS: o ensino de Matemática no Curso Primário dos anos de 1960

    Claudinei Camargo Sant’Ana, Rosemeire dos Santos Amaral, Irani Parolin Santana
    77-86
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p77-86
  • As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940

    Martha Raíssa Iane Santana Silva
    87-96
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p87-96

Artigos

  • RECOMENDAÇÕES MÉDICO-HIGIÊNICAS PARA O FUNCIONAMENTO DO INTERNATO (Século XIX)

    Joaquim Tavares Conceição
    109-122
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p109-122
  • O Itinerário dos estudos sobre a temática negros e educação: algumas contribuições da Sociologia e da História da educação.

    Ricardo Alexandre da Cruz
    123-135
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p123-135
  • AS PRÁTICAS ESCOLARES DE CIVILIZAÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS POVOS DA COLÔNIA PORTUGUESA E SEUS DOMÍNIOS

    Mariângela Dias Santos
    137-149
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p137-149
  • CONTRIBUIÇÕES DE GRANDES PENSADORES DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO HOMEM EM SOCIEDADE

    Laudelino Luiz Castro Tanajura, Cristiano de Jesus Ferronato, Simone Silveira Amorim
    151-158
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p151-158
  • Educação Popular do Campo e Educação Integral

    Monalisa Porto Araújo, Severino Bezerra da Silva, Israel Soares de Souza
    159-177
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p159-177