O Itinerário dos estudos sobre a temática negros e educação: algumas contribuições da Sociologia e da História da educação.
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p123-135Palavras-chave:
Palavras-chave, Negros e educação, História da Educação, Sociologia.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Este artigo tem como objetivo mapear algumas das referências que há sobre a temática negros e educação. Assim, o texto busca reconstruir e mapear de certa forma o itinerário dos estudos sobre relações raciais e educação desenvolvidos nas áreas da Sociologia e da História da educação. Apesar de centrar no percurso bibliográfico, e, obviamente, não abarcar toda a produção sobre a temática negros e educação, o texto intenta fornecer elementos importantes que ajudam no entendimento de como se tem configurado a produção sobre a trajetória dos negros na educação brasileira.
Palavras-chave: Negros e educação; História da Educação; Sociologia.