Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social no Brasil: entrecruzamentos, tensões e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v3n1p11-20Palavras-chave:
Pedagogia, Pedagogia Social, Educação Social.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Secção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Este texto introduz questões que começam a emergir na esteira do progressivo aparecimento da Pedagogia Social no discurso educacional brasileiro. Assinala possibilidades de entrecruzamento conceitual entre a Pedagogia e a Pedagogia Social, bem como tensões que dinamizam o debate sobre a formação de pedagogos e a regulamentação da profissão de educador social no cenário do Brasil. O debate que o configura se desdobra de modo a indicar algumas possibilidades de compreensão do potencial da Pedagogia Social no contexto geral da teoria e da prática pedagógica, registrando uma abordagem crítica sobre aspectos formativos e político-institucionais associados ao trabalho educativo em diferentes espaços sociais.Como Citar
Referências
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002.
GHEDIN, Evandro. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
LUZURIAGA, Lorenzo. Pedagogía social y política. Buenos Aires: Editorial Losada, 1961.
PÉREZ SERRANO, G. Pedagogía social – educación social. Construcción científica e intervención práctica. Madrid: Narcea, S.A. de Ediciones, 2003.
RIBAS MACHADO, Érico. A Constituição da Pedagogia Social na realidade educacional brasileira. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2010.
RODRIGUES, Marli de F. Curso de Pedagogia: Epistemologia e Currículo. Publicatio UEPG Ciências Humanas, Ponta Grossa, 19 (2): 141-149, jul/dez.2011.
RODRIGUES, Marli de F.; KUENZER, Acácia Z. Revista Olhar de Professor. Ponta Grossa, 10(1): 35-62, 2007.
______; ______. Curso de Pedagogia ou Curso Normal Superior? Revista Brasileira de Política e Administração da Educação v.23, n.2, p.253-275, mai/ago, 2007.
SEVERO, José Leonardo R. de L. A constituição da pedagogia: entre a instrucionalização e o paradigma da ciência da educação. Revista Temas em Educação, v. 20/21, n.1, 2012.
STORO, Jan. The Difficult Connection between Theory and Practice in Social Pedagogy. In: International Journal of Social Pedagogy, v.1, n.1, 2012.
STRECK, Danilo. R. A educação popular e a (re) construção do público. Há fogo sob as brasas? In: Revista Brasileira de Educação. v. 11, n. 32. Rio de Janeiro, Mai/Ago. 2006.
ÚCAR, Xavier. La pedagogía como puzzle. In: Jornal A página da Educação. Invierno. p. 24-26. 2013.
_____. Formación inicial y permanente en Educación Social. Métodos y herramientas de investigación e intervención: aportación para el debate. In: Revista de Educación Social, n. 18. 2014.