A PERSPECTIVA DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DOCENTE: POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE EDUQUE PARA EQUIDADE
for a pedagogical practice that educates for equity
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p334-344Publicado
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O presente artigo se propõe a refletir sobre a importância dos processos formativos de professores, com recorte para a formação inicial em pedagogia, no intuito de coibir a reprodução de estereótipos e preconceitos relativos à categoria de gênero, capacitando docentes para educar meninos e meninas para superar diferenças, e não para conformar a manutenção de papeis sociais desiguais. Desse modo, o objetivo principal desta investigação é identificar como a inclusão da perspectiva de gênero na formação inicial docente pode contribuir para uma educação emancipatória e não discriminatória. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa se estruturou a partir de critérios qualitativos e foi pautada em um levantamento bibliográfico e posterior aplicação de questionário com perguntas objetivas e subjetivas sobre o tema, para que os(as) estudantes do curso de Licenciatura do Centro Universitário Jorge Amado (BA) pudessem narrar livremente suas experiências acerca das perspectivas de gênero em suas formações em pedagogia.