INCLUSÃO DIGITAL NO AMAZONAS E O ACESSO DE JOVENS ÀS MÍDIAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p235-249Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Este artigo decorrente da Pesquisa Nacional em desenvolvimento, intitulada “Comunicação promotora de saúde: estratégias de enfrentamento de epidemias de IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais em população jovem”, financiada pelo CNPq no âmbito de contextualização do acesso de jovens nortistas às estratégias de comunicação e informação à saúde. Visa caracterizar a acessibilidade às tecnologias digitais no estado do Amazonas. A metodologia, de cunho bibliográfico descritivo, coletou publicações dos últimos 10 anos sobre o desenvolvimento tecnológico no Amazonas. A análise dos dados descreve o serviço de internet disponível no Estado. Os resultados apontam as especificidades geográficas e econômicas como determinantes para a indisponibilidade de serviços de internet e de acessibilidade. O acesso limitado em municípios do interior, com falhas na transmissão e custo muito elevado, o que reflete no processo de escolarização dos/as jovens e na capacidade de inclusão digital desses sujeitos afetando seu status de visibilidade e importância social.
**"Este trabalho contou com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)".