INCLUSIÓN DIGITAL EN AMAZONAS Y ACCESO JUVENIL A REDES SOCIALES

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p235-249

Autores/as

  • Wania Ribeiro Fernandes FACED - UFAM
  • Márcio de Oliveira Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Fernanda Machado Melo Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino - SEDUC/AM
  • Jessica Fernandes Baptista Instituto Federal do Amazonas - IFAM
  • Ana Valéria Machado Mendonça Universidade de Brasília - UNB

Publicado

2022-10-18

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Resumen

Este artículo es resultado de la Investigación Nacional en Desarrollo, titulado "Comunicación promotora de la salud: estrategias para hacer frente a las epidemias de ITS, VIH / SIDA y hepatitis viral en una población joven", financiado por el CNPq en el contexto de contextualizar el acceso de los jóvenes del norte a comunicación e información sanitaria. Tiene como objetivo caracterizar la accesibilidad a las tecnologías digitales en el estado de Amazonas. La metodología, de carácter bibliográfico descriptivo, recogió publicaciones de los últimos 10 años sobre el desarrollo tecnológico en Amazonas. El análisis de datos describe el servicio de internet disponible en el estado. Los resultados señalan las especificidades geográficas y económicas como determinantes de la indisponibilidad de servicios de internet y accesibilidad. Acceso limitado en ciudades del interior, con fallas de transmisión y costos muy altos, lo que se refleja en el proceso educativo de los jóvenes y en la capacidad de inclusión digital de estos sujetos, afectando su estatus de visibilidad e importancia social

Biografía del autor/a

Wania Ribeiro Fernandes, FACED - UFAM

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas - Faculdade de Educação (Faced). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/ FACED/UFAM). Pós Doutora em Saúde Coletiva, pelo Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília (UnB). Doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduação em Psicologia pela Faculdade de Biologia e Psicologia Maria Thereza. Lider do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD).

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8182491076826479

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5040-6293

Márcio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM/ Manaus). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFAM. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Mestre em Educação (PPE-UEM). Pedagogo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do grupo de estudos NUDISEX - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2808188859997677

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4706-2930

Fernanda Machado Melo, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino - SEDUC/AM

Professora da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino - SEDUC/AM; Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Pedagoga pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9740249794303407

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9707-6631  

Jessica Fernandes Baptista, Instituto Federal do Amazonas - IFAM

Graduanda no curso de Engenharia de Aquicultura no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), campus Presidente Figueiredo. Bolsista de Iniciação Científica com o projeto sobre "Consumo de pescado na região metropolitana de Manaus-AM, Brasil.". Participante no Projeto de Pesquisa intitulado “Estratégias de enfrentamento de epidemias de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais em população jovem”.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6499010690285993

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7780-4945

Ana Valéria Machado Mendonça, Universidade de Brasília - UNB

Professora Associada do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UNB) Pós-doutora em Comunicação em Saúde, pelo Centre de Recherche sur la Communication et la Santé (ComSanté), da Université du Québec à Montréal (UQAM). Possui doutorado em Ciência da Informação pela UnB, mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação em Filosofia, Jornalismo e Relações Públicas. Criou e coordena o Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde - LabECoS (2009-). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação em Comunicação em Saúde Coletiva (CNPq-Brasil).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9570611542344742

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1879-5433

Cómo citar

Ribeiro Fernandes, W., de Oliveira, M., Machado Melo, F. ., Fernandes Baptista, J. ., & Machado Mendonça, A. V. . (2022). INCLUSIÓN DIGITAL EN AMAZONAS Y ACCESO JUVENIL A REDES SOCIALES. Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 235–249. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p235-249