INCLUSÃO DIGITAL NO AMAZONAS E O ACESSO DE JOVENS ÀS MÍDIAS SOCIAIS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p235-249

Autores

  • Wania Ribeiro Fernandes FACED - UFAM
  • Márcio de Oliveira Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Fernanda Machado Melo Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino - SEDUC/AM
  • Jessica Fernandes Baptista Instituto Federal do Amazonas - IFAM
  • Ana Valéria Machado Mendonça Universidade de Brasília - UNB

Publicado

2022-10-18

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Resumo

Este artigo decorrente da Pesquisa Nacional em desenvolvimento, intitulada “Comunicação promotora de saúde: estratégias de enfrentamento de epidemias de IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais em população jovem”, financiada pelo CNPq no âmbito de contextualização do acesso de jovens nortistas às estratégias de comunicação e informação à saúde. Visa caracterizar a acessibilidade às tecnologias digitais no estado do Amazonas. A metodologia, de cunho bibliográfico descritivo, coletou publicações dos últimos 10 anos sobre o desenvolvimento tecnológico no Amazonas. A análise dos dados descreve o serviço de internet disponível no Estado. Os resultados apontam as especificidades geográficas e econômicas como determinantes para a indisponibilidade de serviços de internet e de acessibilidade. O acesso limitado em municípios do interior, com falhas na transmissão e custo muito elevado, o que reflete no processo de escolarização dos/as jovens e na capacidade de inclusão digital desses sujeitos afetando seu status de visibilidade e importância social

Biografias Autor

Wania Ribeiro Fernandes, FACED - UFAM

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas - Faculdade de Educação (Faced). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/ FACED/UFAM). Pós Doutora em Saúde Coletiva, pelo Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília (UnB). Doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduação em Psicologia pela Faculdade de Biologia e Psicologia Maria Thereza. Lider do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD).

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8182491076826479

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5040-6293

Márcio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM/ Manaus). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFAM. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Mestre em Educação (PPE-UEM). Pedagogo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do grupo de estudos NUDISEX - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2808188859997677

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4706-2930

Fernanda Machado Melo, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino - SEDUC/AM

Professora da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino - SEDUC/AM; Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Pedagoga pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9740249794303407

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9707-6631  

Jessica Fernandes Baptista, Instituto Federal do Amazonas - IFAM

Graduanda no curso de Engenharia de Aquicultura no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), campus Presidente Figueiredo. Bolsista de Iniciação Científica com o projeto sobre "Consumo de pescado na região metropolitana de Manaus-AM, Brasil.". Participante no Projeto de Pesquisa intitulado “Estratégias de enfrentamento de epidemias de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais em população jovem”.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6499010690285993

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7780-4945

Ana Valéria Machado Mendonça, Universidade de Brasília - UNB

Professora Associada do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UNB) Pós-doutora em Comunicação em Saúde, pelo Centre de Recherche sur la Communication et la Santé (ComSanté), da Université du Québec à Montréal (UQAM). Possui doutorado em Ciência da Informação pela UnB, mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação em Filosofia, Jornalismo e Relações Públicas. Criou e coordena o Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde - LabECoS (2009-). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação em Comunicação em Saúde Coletiva (CNPq-Brasil).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9570611542344742

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1879-5433

Como Citar

Ribeiro Fernandes, W., de Oliveira, M., Machado Melo, F. ., Fernandes Baptista, J. ., & Machado Mendonça, A. V. . (2022). INCLUSÃO DIGITAL NO AMAZONAS E O ACESSO DE JOVENS ÀS MÍDIAS SOCIAIS. Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 235–249. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p235-249