Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social no Brasil: entrecruzamentos, tensões e possibilidades

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v3n1p11-20

Autores

  • José Leonardo Rolim de Lima Severo Universidade Federal da Paraíba
  • Érico Ribas Machado
  • Marli de Fátima Rodrigues

Palavras-chave:

Pedagogia, Pedagogia Social, Educação Social.

Publicado

2014-10-27

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Artigos

Resumo

Este texto introduz questões que começam a emergir na esteira do progressivo aparecimento da Pedagogia Social no discurso educacional brasileiro. Assinala possibilidades de entrecruzamento conceitual entre a Pedagogia e a Pedagogia Social, bem como tensões que dinamizam o debate sobre a formação de pedagogos e a regulamentação da profissão de educador social no cenário do Brasil. O debate que o configura se desdobra de modo a indicar algumas possibilidades de compreensão do potencial da Pedagogia Social no contexto geral da teoria e da prática pedagógica, registrando uma abordagem crítica sobre aspectos formativos e político-institucionais associados ao trabalho educativo em diferentes espaços sociais.

Biografia do Autor

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Pedagogia. Mestre e Doutorando em Educação.

Como Citar

Rolim de Lima Severo, J. L., Machado, Érico R., & Rodrigues, M. de F. (2014). Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social no Brasil: entrecruzamentos, tensões e possibilidades. Interfaces Científicas - Educação, 3(1), 11–20. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v3n1p11-20

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