UM RELATO INICIAL DE UM ESTUDO COM UM GRUPO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MUNICÍPIO DE MORENO, PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p34-50

Autors/ores

  • Jonathas de Paula Chaguri Universidade de Pernambuco (UPE) http://orcid.org/0000-0002-7525-9653
  • Massilon Fragoso de Freitas Secretaria de Educação de Pernambuco (SEDUC)

Publicades

2022-06-06

Descàrregues

Les dades de descàrrega encara no estan disponibles.

Resum

Neste texto, enquanto relato inicial de pesquisa, o objetivo é possibilitar uma intervenção didático-pedagógica com a leitura como produção de sentido na formação continuada de um grupo de professores(as) língua portuguesa. Com relação aos pressupostos teóricos, este relato fundamenta-se na concepção interacionista da leitura (KOCH; ELIAS, 2018) e nos estudos de Menegassi (1995) com relação as etapas do processo de leitura e de Solé (1998) quanto as estratégias de trabalho com leitura. Os aspectos metodológicos configuram-se por ser uma pesquisa-ação de cunho qualitativo. O instrumento de coleta de dados será por meio do grupo focal. Os(as) participantes da pesquisa serão 03 (três) professores(as) de língua portuguesa do ensino médio. O lócus da pesquisa ocorrerá em uma escola estadual da rede pública de ensino do município de Moreno, Pernambuco. Como resultado, esta proposta de pesquisa resultará em três ações: (1) promover mudanças na prática docente; (2) fortalecer o modo de ensinar a leitura como produção de sentido no ambiente escolar e (3) mobilizar estratégias para preencher lacunas da formação inicial do(a) professor(a) de língua portuguesa do ensino médio.

Biografies de l'autor/a

Jonathas de Paula Chaguri, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É professor adjunto do Curso de Pedagogia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Mata Norte. Participa do Grupo de Pesquisas e Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE) cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atualmente desenvolve trabalhos nas áreas de ensino-aprendizagem de línguas, formação de professores de línguas, história e historiografia da educação.

Massilon Fragoso de Freitas , Secretaria de Educação de Pernambuco (SEDUC)

Mestrando em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Nazaré da Mata. Possui Graduação em Letras (2005). Especialista em Leitura e Produção Textual (2009). Professor Efetivo da Secretária de Educação -SEDUC-PE, Atualmente desempenha a Função de Gestor Escolar.Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente em administração e coordenação pedagógica.

Com citar

Chaguri, J. de P., & Fragoso de Freitas , M. . (2022). UM RELATO INICIAL DE UM ESTUDO COM UM GRUPO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MUNICÍPIO DE MORENO, PERNAMBUCO. Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 34–50. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p34-50