UM RELATO INICIAL DE UM ESTUDO COM UM GRUPO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MUNICÍPIO DE MORENO, PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p34-50

Autores

  • Jonathas de Paula Chaguri Universidade de Pernambuco (UPE) http://orcid.org/0000-0002-7525-9653
  • Massilon Fragoso de Freitas Secretaria de Educação de Pernambuco (SEDUC)

Publicado

2022-06-06

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Neste texto, enquanto relato inicial de pesquisa, o objetivo é possibilitar uma intervenção didático-pedagógica com a leitura como produção de sentido na formação continuada de um grupo de professores(as) língua portuguesa. Com relação aos pressupostos teóricos, este relato fundamenta-se na concepção interacionista da leitura (KOCH; ELIAS, 2018) e nos estudos de Menegassi (1995) com relação as etapas do processo de leitura e de Solé (1998) quanto as estratégias de trabalho com leitura. Os aspectos metodológicos configuram-se por ser uma pesquisa-ação de cunho qualitativo. O instrumento de coleta de dados será por meio do grupo focal. Os(as) participantes da pesquisa serão 03 (três) professores(as) de língua portuguesa do ensino médio. O lócus da pesquisa ocorrerá em uma escola estadual da rede pública de ensino do município de Moreno, Pernambuco. Como resultado, esta proposta de pesquisa resultará em três ações: (1) promover mudanças na prática docente; (2) fortalecer o modo de ensinar a leitura como produção de sentido no ambiente escolar e (3) mobilizar estratégias para preencher lacunas da formação inicial do(a) professor(a) de língua portuguesa do ensino médio.

Biografia do Autor

Jonathas de Paula Chaguri, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É professor adjunto do Curso de Pedagogia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Mata Norte. Participa do Grupo de Pesquisas e Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE) cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atualmente desenvolve trabalhos nas áreas de ensino-aprendizagem de línguas, formação de professores de línguas, história e historiografia da educação.

Massilon Fragoso de Freitas , Secretaria de Educação de Pernambuco (SEDUC)

Mestrando em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Nazaré da Mata. Possui Graduação em Letras (2005). Especialista em Leitura e Produção Textual (2009). Professor Efetivo da Secretária de Educação -SEDUC-PE, Atualmente desempenha a Função de Gestor Escolar.Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente em administração e coordenação pedagógica.

Como Citar

Chaguri, J. de P., & Fragoso de Freitas , M. . (2022). UM RELATO INICIAL DE UM ESTUDO COM UM GRUPO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MUNICÍPIO DE MORENO, PERNAMBUCO. Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 34–50. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p34-50