HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS CATECISMOS PROTESTANTES NACIONAIS E ESTRANGEIROS: ANÁLISE DE IMPRESSOS, TIPOGRAFIAS E EDITORAS

ANALYSIS OF PRINTED, TYPOGRAPHIES AND PUBLISHERS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p463-483

Autores

  • Josué dos Santos Alves Universidade Tiradentes
  • Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento UNIVERSIDADE TIRADENTES. ARACAJU-SE, BRASIL
  • Mirelli Macêdo de Andrade UNIVERSIDADE TIRADENTES. ARACAJU-SE, BRASIL

Publicado

2023-12-02

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O presente texto tem como objeto de investigação sete catecismos protestantes que integram o Arquivo Histórico Presbiteriano. Nesse sentido, esse trabalho objetivou evidenciar as tipografias responsáveis pela produção e edição dos sete catecismos protestantes aqui analisados. Para tanto, esse trabalho está inserido no campo da História Cultural, da História da Educação e da História do Livro. Amparado sob os pressupostos teóricos-metodológicos de Carlo Ginzburg (2007) no que concerne ao método indiciário, no conceito de cultura de Norbert Elias (1994), e na compreensão da História do Livro de Roger Chartier (1998). Portanto, é possível concluir que a disseminação de obras e a criação de tipografias pelos missionários norte-americanos contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento da imprensa protestante e, consequentemente, brasileira.

Biografia do Autor

Josué dos Santos Alves, Universidade Tiradentes

Mestre em Educação pela Universiade Tiradentes - UNIT. Doutorndo em Educação pelo de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes (Aracaju-SE, Brasil). Membro do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais (GPHPE/PPED/UNIT). email: josu.edf@outlook.com, ORCID: http://orcid.org/0000-0001-7389-7355.

Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, UNIVERSIDADE TIRADENTES. ARACAJU-SE, BRASIL

Doutora em História da educação pela PUC-São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes (Aracaju-SE, Brasil). Coordena o Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais (GPHPE/PPED/UNIT). email: esterfraga@gmail.com, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4050-767X.

Mirelli Macêdo de Andrade, UNIVERSIDADE TIRADENTES. ARACAJU-SE, BRASIL

Graduada em Educação Física pela Universiade Tiradentes - UNIT. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes (Aracaju-SE, Brasil). Membro do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais (GPHPE/PPED/UNIT). email: mirelly-macedo@hotmail.com, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6461-8884

Como Citar

dos Santos Alves, J., Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, E., & Macêdo de Andrade, M. (2023). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS CATECISMOS PROTESTANTES NACIONAIS E ESTRANGEIROS: ANÁLISE DE IMPRESSOS, TIPOGRAFIAS E EDITORAS: ANALYSIS OF PRINTED, TYPOGRAPHIES AND PUBLISHERS. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 463–483. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p463-483