UM RELATO INICIAL DE UM ESTUDO COM UM GRUPO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MUNICÍPIO DE MORENO, PERNAMBUCO
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p34-50Publicado
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Neste texto, enquanto relato inicial de pesquisa, o objetivo é possibilitar uma intervenção didático-pedagógica com a leitura como produção de sentido na formação continuada de um grupo de professores(as) língua portuguesa. Com relação aos pressupostos teóricos, este relato fundamenta-se na concepção interacionista da leitura (KOCH; ELIAS, 2018) e nos estudos de Menegassi (1995) com relação as etapas do processo de leitura e de Solé (1998) quanto as estratégias de trabalho com leitura. Os aspectos metodológicos configuram-se por ser uma pesquisa-ação de cunho qualitativo. O instrumento de coleta de dados será por meio do grupo focal. Os(as) participantes da pesquisa serão 03 (três) professores(as) de língua portuguesa do ensino médio. O lócus da pesquisa ocorrerá em uma escola estadual da rede pública de ensino do município de Moreno, Pernambuco. Como resultado, esta proposta de pesquisa resultará em três ações: (1) promover mudanças na prática docente; (2) fortalecer o modo de ensinar a leitura como produção de sentido no ambiente escolar e (3) mobilizar estratégias para preencher lacunas da formação inicial do(a) professor(a) de língua portuguesa do ensino médio.