CINCO LIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS COVID-19

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p194-210

Autores

  • Bento Duarte da Silva Universidade do Minho
  • Teresa Ribeirinha Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho

Palavras-chave:

Educação a Distância. Educação Online. Educação escolar em Pandemia. Educação escolar no pós Covid-19

Publicado

2020-09-06

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Resumo

Este texto aborda a experiência educativa, vivida em Portugal, na sequência da pandemia provocada pelo coronavírus. Com o encerramento das escolas toda a educação escolar presencial foi interrompida transitando as atividades de ensino-aprendizagem para o mundo digital, processo que designamos de educação a distância (EaD) emergencial. Este estudo pretende responder a duas questões: (1) de que forma está a decorrer o processo de EaD emergencial? (2) Que implicações se podem retirar desta experiência educativa para os tempos pós pandemia? Perante o isolamento social, e sendo a comunidade em estudo constituída por professores, alunos e encarregados de educação, recorremos ao método da netnográfia que permite uma pesquisa observacional participante baseada em trabalho de campo online. As fontes de coleta de dados foram diversas, analisaram-se depoimentos nos media, participações em webinares e aulas online, com dinâmicas multifacetadas de observação, desde o modo “silencioso” ao mais “imersivo”. Os resultados indicam que a experiência educativa está a decorrer de forma bastante heterogénea em consequência dos diferentes níveis de apropriação das tecnologias digitais dos docentes e das desigualdades digitais dos alunos. Reconhecida a importância da integração das tecnologias digitais nas ações curriculares, prevê-se, que para os tempos pós pandemia, a inclusão digital seja uma das prioridades da escola, bem como a convergência da educação presencial e a distância.

Biografia do Autor

Bento Duarte da Silva, Universidade do Minho

Doutor em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa, Professor Catedrático, Investigador do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal).

Teresa Ribeirinha, Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho

Doutoranda em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa no Instituto de Educação da Universidade do Minho sendo pesquisadora no Centro de Investigação em Educação (Braga, Portugal). Mail: teresaribeirinha@hotmail.com.

Como Citar

Silva, B. D. da, & Ribeirinha, T. (2020). CINCO LIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS COVID-19. Interfaces Científicas - Educação, 10(1), 194–210. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p194-210

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